Escola Profissional de Tondela ganha Final do Concurso “Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões

Junho 17, 2012 | Economia

Depois da Escola Básica de Tondela, com a apresentação do projecto mais inovador – «Verdes são também os direitos do homem» – na Feira do Empreeendedorismo Júnior realizada no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu, a Escola Profissional de Tondela (EPT) conquistou também, poucos dias depois, o primeiro prémio na final intermunicipal do concurso «Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões». «More Green», um projecto que visa tornar mais barata, eficiente e autónoma a iluminação pública, numa altura em que as autarquias são obrigadas a desligar lâmpadas para poupar nos custos, foi o mais votado entre os 14 apurados em cada final municipal.

Na festa da consagração dos projectos vencedores em cada um dos 14 municípios que integram a CIM Dão Lafões, com centenas de aluno dos ensinos secundário e profissional, professores e autarcas a encherem a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o júri atribuiu o primeiro lugar a uma solução autosustentável (que já tinha obtido também o primeiro lugar na final nacional do INOVA – Jovens Criativos) para a melhoria da iluminação pública, apresentada pelos alunos da EPT, Rafael Costa, Cláudio Coelho e João Campos, orientados no projecto pelos professores Carlos Cunha e Luís Dias.

Dotado de sensores de luminosidade e movimento, o sistema de iluminação proposto funciona com energia acumulada em baterias, proveniente de painéis fotovoltaicos e de um gerador eólico. Uma solução que o «More Green» preconiza para os locais onde os municípios têm vindo a reduzir a iluminação pública, restituindo assim o conforto e a segurança aos moradores dessas zonas. “O sistema, viável para estradas, ruas, percursos pedonais, ecovias e outros locais de deficiente iluminação, está preparado para aumentar ou diminuir (neste caso a partir da meia noite) a intensidade da luz, consoante o movimento da rua”, explicam os mentores do projecto.

 

«VASO ECOLÓGICO» E «BEST FRIENDS»

Em segundo lugar no concurso «Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões» classificou-se um «vaso ecológico», concebido pelas alunas Ana Casimiro e Andreia Lopes da Escola Secundária Alves Martins. Constituído por um «kit» que permite a rega (quase) automática das plantas, o sistema tem a particularidade de poupar água e tempo, com vantagens acrescidas para as famílias que tenham de se ausentar de casa por alguns dias.

O terceiro prémio foi atribuído ao projecto «Best Friends (BF – Juntos no Prazer)», apresentado pelos alunos Rui Silva, Manuel Faria e Luís Almeida, da Escola Secundária de Vouzela, que conceberam uma embalagem, reutilizável, dividida no interior por uma placa térmica que permite manter inalteradas os sabores e a temperatura dos produtos nela introduzidos: de um lado a bebida, quente ou fria e, do outro, as sandes, pipocas ou mesmo os doces típicos de cada uma das regiões em que é utilizada.

Os vencedores do concurso vão participar em missões empreendedoras em Barcelona (1.º prémio), Madrid (2.º prémio) e Lisboa (3.º prémio).

Ao promover o espírito de iniciativa e empreendedor nos jovens em idade escolar, a CIM Dão Lafões mostrou, nesta primeira etapa do projecto global «Promoção do Empreendedorismo na Região Dão Lafões», uma “visão estratégica” sobre o que devem ser os grandes «alicerces» do desenvolvimento desta região, reconheceu, na final do concurso, o CEO da GestEntrepreneur (um dos elementos do júri), Francisco Banha.

Como resultado deste trabalho foram apresentadas 120 ideias de negócio. Ao todo, nos 14 municípios que integram a Região, estiveram envolvidos 89 professores, 38 escolas, quatro centros de formação, e mais de 1 500 alunos. “Tudo através de um plano de acção sustentado num estudo minucioso sobre o enquadramento e diagnóstico das necessidades da região”, explicou o presidente da CIM, Carlos Marta.

 

 JÚRI DE LISBOA RENDEU-SE AO PROJECTO DA EPT

O dia 6 de Junho de 2012 vai ficar na história da EPT – Escola Profissional de Tondela. Na noite em que arrecadou, em Viseu, o primeiro lugar na final intermunicipal «Escolas Empreendedoras da CIM Dão Lafões», o mesmo estabelecimento de ensino tinha conquistado, em Lisboa, para além do primeiro prémio na categoria da Tecnologia idêntica distinção para o melhor projecto nacional do Concurso INOVA – Jovens Criativos, Empreendedores para o Século XXI, Concurso de Ideias, no valor de 1500 euros, perante um júri que teceu rasgados elogios ao projecto «More Green».

“Mais uma vez, a EPT está de parabéns, em especial os três jovens, autores do projecto, os seus professores, a direcção e a toda a comunidade educativa que se envolveu nesta importante iniciativa”, reconhece o director da Escola, Miguel Rodrigues.

O INOVA 2012 é um concurso promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação, I.P. (IAPMEI) e Direcção-geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC). “Desenvolver um ambiente propício à inovação e à criatividade”, é o objectivo.

Carlos Mata, presidente da Câmara Municipal de Tondela, reconhece que o duplo sucesso do projecto da EPT, “coloca este estabelecimento de ensino num patamar muito importante do panorama do ensino profissional do país”.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.