EDP investiu 2,4 milhões de euros em Viseu nos primeiros quatro meses do ano

Junho 17, 2012 | Economia

 

De acordo com o previsto no plano de investimentos, e visando o reforço da qualidade do serviço prestado às populações, a EDP Distribuição já investiu no concelho de Viseu, até ao final de Abril do corrente ano, cerca de 2,4 milhões de euros, sendo que perto de 2 milhões correspondem a investimento nas redes MT/PT/BT/IP e, aproximadamente, 417 mil euros, à manutenção dessas redes.

Entre as obras já executadas, a empresa elenca, como “mais relevantes” e no que se refere a novas instalações/expansão de rede, a execução de 7 ampliações de rede de baixa tensão (BT) e iluminação pública (IP) e de uma nova linha de média tensão (MT), posto de transformação (PT) e rede de baixa tensão (BT), em Pascoal.

Quanto à recuperação/beneficiação de redes existentes, há a registar a beneficiação de 19 postos de transformação, execução de 73 desvios de baixa tensão e quatro de média tensão, e um novo posto de transformação e remodelação da rede de baixa tensão e iluminação pública na Barraca.

A par destas intervenções, e já ao nível do reforço da qualidade de serviço, a EDP Distribuição garantiu novas alternativas de alimentação à cidade. Nomeadamente através de mais duas saídas subterrâneas a partir da subestação de Orgens com ligação à avenida da Bélgica e à avenida Europa, na zona do tribunal; a remodelação da rede de média tensão em Viseu, neste caso com o estabelecimento de novos cabos subterrâneos e apeamento de redes aéreas existentes em Gumirães, Fontelo, Santiago, circular sul, Abraveses, S. Estevão, Esculca e Póvoa de Abraveses; e, entre outras, o estabelecimento de novas interligações de em média tensão, permitindo, desse modo, a alimentação de recurso através das linhas subterrâneas do Hospital e do Fórum.

Destaca-se, ainda, no que à requalificação urbana e paisagística diz respeito, a requalificação da Rua Paulo Emílio, em Viseu, através do enterramento das infraestruturas elétricas (1ª. fase), e a demolição de uma cabine alta em Gumirães, substituída por um posto de transformação tipo cabine baixa, permitindo, assim, um melhor enquadramento no local.

O «pacote» de intervenções concretizadas pela EDP Distribuição, incluem ainda instalação de um novo equipamento de telecomando na rede aérea de média tensão, e de telecomando em três postos de transformação existentes na cidade.

Ao longo dos primeiros quatro meses de 2012 foram, ainda, executados 14.303 metros de rede de média tensão (MT), 16 postos de transformação (PT), 17.095 metros de rede de baixa tensão e iluminação pública (BT/IP), 247 chegadas e instaladas 359 luminárias. Em todo o concelho encontram-se também já instalados 502 relógios astronómicos.

“Todas estas obras são uma demonstração inequívoca do esforço continuado que tem vindo a ser desenvolvido no sentido do reforço da qualidade do serviço prestado a toda a população do concelho de Viseu”, reafirma a EDP Distribuição.

OBRAS EM CURSO

Em relação às obras em curso no concelho, a elétrica nacional destaca as ampliações de redes de baixa tensão e iluminação pública, beneficiação de postos de transformação, e execução de 17 desvios de rede de baixa tensão e três de média tensão.

Em paralelo, decorrem trabalhos tendentes ao estabelecimento de novas alternativas de alimentação à cidade de Viseu, através de mais duas saídas subterrâneas a partir da subestação de Orgens; a remodelação da rede de média tensão, também na cidade, com estabelecimento de novos cabos subterrâneos; e apeamento de redes aéreas de média tensão existentes em Orgens, Quinta de Belém, Seminário, zona do Parque da Feira, Santiago e Cava do Viriato.A remodelação de postos de transformação, onde se procede à instalação de equipamento com tecnologias de última geração; construção de novas saídas aéreas a partir da subestação de Gumiei,  com vista à remodelação da linha para Cepões; e uma vasta ação de remodelação da rede subterrânea de média tensão em Viseu, são outros empreendimentos em curso.

Para além destes, a EDP Distribuição destacar também “uma intensa campanha no âmbito da requalificação urbana e paisagística e, visando uma maior operacionalidade da rede, a instalação de mais três novos equipamento de telecomando na rede aérea de média tensão e em cinco postos de transformação existentes na cidade de Viseu.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.