«Tom de Festa» resiste à crise

Julho 17, 2012 | Cultura

Pela primeira vez, e embora continue a financiar a ACERT, a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), através da Direcção Geral das Artes (DgArtes) não concede apoio ao «Tom de Festa», a decorrer em Tondela de 26 a 28 de Julho. “Um tão pesado golpe que não poupou um acontecimento de grande projecção local, regional, nacional e internacional”, e uma situação que, segundo a ACERT, promotora do Festival, “provoca constrangimentos orçamentais difíceis de ultrapassar”.

Apesar de ser um dos mais antigos Festivais de Música do Mundo nacionais o Tom de Festa obrigou, para a sua realização em 2012, a uma reflexão profunda provocada pelas múltiplas contrariedades que o poderiam inviabilizar. Uma reflexão em que se envolveu a Câmara Municipal de Tondela que, “ciente da importância deste acontecimento para o concelho, demonstra determinação em continuar parceira da ACERT para que o Festival aconteça”. Numa demonstração, reconhece ainda José Rui Martins, “de que os projectos de desenvolvimento local, apesar das dificuldades, são também motor de progresso para uma comunidade”.

Desta conjugação de esforços resultou, segundo a ACERT, que o XXII «Tom de Festa» será, uma vez mais, um acontecimento nacional que espelhará dificuldades, mas também a mobilização, a cooperação e o sentido comunitário que é a sua incomparável matriz. “Este território tem demonstrado ser possível, fruto das parcerias que tem conseguido estabelecer, resistir ao fatalismo que nos anunciam mostrando que no interior é possível ter boas condições de vida”, conclui José Rui.

A 22.ª edição do «Tom de Festa» arranca a 26 de Julho com um grande espectáculo teatro-musical de rua, envolvendo participantes e grupos locais. O fim de noite será marcado por um encontro comunitário com a população e público visitante, comendo-se porco no espeto para bailar músicas do mundo com a sonoridade de vários grupos.

No dia 27, um grande concerto internacional representará a atitude solidária de artistas internacionais.

O “Tom de Festa/Tondela — Terra da Fraternidade” – edição em Portugal de acontecimento congénere ao realizado, em Maio, em Santiago de Compostela -, está reservado para o dia 28 de Julho. Mais de duas dezenas de importantes artistas internacionais e nacionais prestam tributo a um dos maiores vultos da cultura portuguesa: José Afonso.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.