Programação em rede une municípios de Lafões

Junho 30, 2021 | Cultura

Ricas em tradição, as Terras de Lafões, um território de dinâmicas culturais multidisciplinares, algumas com mais de um século de existência, são a inspiração do projeto Lafões- Terras de Cultura que vai reunir mais de 90 agentes artísticos, entidades e associações locais dos três territórios parceiros. Trata-se de um projeto de programação cultural em rede inovador, com a duração de 12 meses e que integra 36 espetáculos, mais de 500 artistas locais dos três territórios e 9 grandes ações culturais.

Para Clara Vieira, representante da entidade líder deste projeto, “esta é uma oportunidade para apoiar os artistas locais a realizarem a retoma às suas atividades, após o período de pandemia, e para a criação de novas experiências às populações, valorizando os espaços patrimoniais e naturais dos territórios.”

Dança, música, cantares, um concurso de curtas-metragens e tradições regionais são algumas das artes que integram a programação. Entre elas, o Filarmonias – um festival intermunicipal de bandas filarmónicas que se vai realizar em três dias, um em cada concelho, com nove bandas, e o Polifonias, este dedicado ao canto polifónico que decorre durante três dias, em locais diferenciados.

A nova roupagem para o Hino de Lafões realizada por agentes artísticos locais; o projeto Origens – uma instalação artística e espetáculo com enfoque nas tradições regionais;  o Património Musicado em que grupos tradicionais fazem concertos em locais que são património classificado; CurteLafões – um festival de Curtas Metragens rodadas no território; Orquestra vai à Escolas – um ciclo de três concertos em cada uma das escolas secundárias dos municípios com a Orquestra Academia Música de Sta. Cruz da Trapa; Reizadas – Performances artísticas itinerantes;  e o  Lafões On – um festival de novos talentos da música ligeira, são alguns dos destaques da programação, que pode ser conhecida em www.lafoes-terrasdecultura.pt.