Noites de cinema no centro histórico de Viseu

Julho 17, 2012 | Cultura

Durante quatro noites (17, 18, 19 e 21 de Julho), a Praça D. Duarte volta a transformar-se numa sala de cinema ao ar livre. Pelo quarto ano consecutivo, o local acolhe a iniciativa «Cinema na Cidade», uma das actividades culturais mais populares em Viseu, lançada no verão de 1982 (há 30 anos), no Parque Aquilino Ribeiro, pelo Cine Clube.

O cenário repete-se. “A plateia conquista terreno, o trânsito desaparece, as fachadas e a tela de cinema confundem-se, e a praça ganha novo fôlego”, sublinha, em forma de convite, a direcção do Cine Clube de Viseu.

Para além do ambiente que vai trazer à cidade, o «Cinema na Cidade» é complementado com outras iniciativas paralelas, fruto de parcerias estabelecidas com algumas organizações independentes. Está neste caso o projecto «Jardins Efémeros», a decorrer, tal como aconteceu em 2011, nos mesmos dias e na mesma área.

O conjunto de propostas a apresentar confirmam, segundo a organização, os benefícios da articulação entre os vários agentes culturais e económicos, “capaz de realçar o potencial da acção cultural para a fruição do espaço público, para o bem-estar social e atractividade do centro histórico”.

«Flecha Sagrada», um western incontrolável de Samuel Fuller, abre no dia 17, a partir das 21 horas, a edição de 2012 de «Cinema na Cidade». Segue-se, no dia 18 (22 horas), o «Vistacurta» – um festival dedicado aos filmes realizados na região, sobre a região, ou por pessoas da região, numa noite de revelações e entrega de prémios, com destaque para o «Prémio Melhor Curta» atribuído pela Câmara Municipal de Viseu, no valor de 500 euros. Ao todo estão 22 curtas-metragens a concurso.

«Belleville Rendez-vous», “imprescindível do panorama recente do cinema de animação” é o filme de Sylvain Chomet a exibir no dia 19 de Julho (22 horas). O programa fecha no dia 21 com «Le Havre» (22 horas), de Aki Kaurismaki, posicionado “entre os mais indispensáveis do cinema contemporâneo”.

A iniciativa tem como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Viseu, Fundação Inatel, «Cul-de-Sac», Projecto Património Emporio, e o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.