A Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu tem patente, até ao dia 30 de Maio, a exposição “Hortas Confinadas”, parte integrante do projeto de inclusão social pela arte “Horta de Deméter”, desenvolvido pela NICHO – Associação Cultural, em parceria com o Município de Viseu, através da Quinta da Cruz, a Escola Superior Agrária de Viseu, o Lar Escola de Santo António, a Escola Secundária de Viriato e a ASSOL. É financiado pelo Programa PARTIS & Art for Change, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “La Caixa”.
A exposição apresenta o resultado de vários projetos desenvolvidos neste último período de confinamento pelos jovens do Lar de Santo António e os alunos da Escola Secundária de Viriato, ambos participantes do “Horta de Deméter”.
A exposição “Hortas Confinadas” é o resultado de três meses de trocas de cartas, de bolos, de desenhos, de fotografias, de kits para a construção de terrários, espantalhos em ponto pequeno, gravações de voz e, finalmente, de sementes, terra e alvéolos para a germinação das plantas que, no mês de maio, se esperam poder plantar na “Horta de Deméter”.