Aristides Sousa Mendes dá nome a Festival Internacional de Cinema

Abril 1, 2026 | Cultura

O auditório do Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, município de Carregal do Sal, foi palco da apresentação de um novo Festival Internacional de Cinemadedicado à promoção dos valores da cidadania e à defesa dos direitos humanos.

Intitulado “Aristides de Sousa Mendes Film Festival”, este evento cinematográfico terá periodicidade anual e pretende, por um lado, dar a conhecer a nível mundial o legado de coragem e humanidade de Aristides de Sousa Mendes, o célebre Cônsul de Bordéus que salvou milhares de refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, e, por outro, destacar e premiar as melhores produções cinematográficas que honram e celebram a dignidade humana como valor supremo.

A iniciativa é promovida pela Centro de Portugal Film Commission, em parceria com o Município de Carregal do Sal e com apoio da Turismo Centro de Portugal. A missão do festival passa por “promover os Direitos Humanos através do cinema, afirmando-o como um instrumento de memória viva, consciência ética, educação cívica e transformação social”, refere o dossiê divulgado pela organização.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.