Pediatria fechada à noite na ULS Dão Lafões de sexta a domingo

Março 2, 2024 | Actualidade

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões anunciou o encerramento, já a partir de amanhã, 1 de março, da Urgência Pediátrica Externa nos períodos noturnos de sexta feira, sábado e domingo, entre as 20 e as 9 horas. Este Plano de Contingência, que poderá prolongar-se por tempo indeterminado,”resulta das dificuldades de recursos humanos do Serviço de Pediatria”, refere a administração da ULS. Esta medida visa, segundo a mesma fonte, “garantir uma solução sustentável de funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia, com o mínimo prejuízo para as populações”.

“Atualmente existem apenas 15 especialistas de Pediatria para assegurar a escala da Urgência Pediátrica, na sequência de várias rescisões e de baixas médicas. Apenas 7 médicos pediatras têm idade inferior a 50 anos e condições para trabalho noturno, enquanto os 8 pediatras restantes fazem todos os turnos diurnos, o que implica uma enorme sobrecarga assistencial em horas suplementares, atendendo a que a constituição mínima de segurança para uma equipa de urgência de Pediatria é de dois especialistas”, refere a ULS.

Segundo a mesma fonte, a medida de emergência agora anunciada, ficou a dever-se, ainda, ao facto de “Não ter sido possível contratar novos profissionais para o mapa de pessoal do Serviço de Pediatria, tendo ficado desertas as vagas abertas para concurso. Desde agosto de 2023 que contamos com a colaboração de pediatras em regime de prestação de serviços, mas mesmo assim  não conseguimos colmatar todas as lacunas da escala”, conclui.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, considera que o encerramento da Urgência Pediátrica, “é mais um exemplo do abandono a que se encontram votadas as gentes do interior”. Em declarações públicas, o autarca manifesta o seu desagrado pelas consequências que poderá ter para a região. “Pensámos que este problema já estava ultrapassado. Anunciou-se com grande destaque que as ULS iam resolver os problemas todos e o primeiro impacto que temos é o encerramento da Urgência Pediátrica”, critica.

Fernando Ruas reafirma os prejuízos que a medida traz à região, lembrando que com o encerramento da Urgência Pediátrica em Viseu nos períodos anunciados, o serviço mais próximo será Coimbra, o que obrigará os utentes a percorrer 90 quilómetros por aquele que volta a considerar “o famigerado IP3”. A que se junta – acrescenta -, o problema que envolve o helicóptero do INEM “que não opera à noite”, o que constitui um desafio acrescido para quem necessita daqueles serviços.

Muito “desiludido” com o que está a acontecer, e classificando de “esfarrapadas” as explicações que têm sido dadas para justificar o encerramento da Pediatria, Fernando Ruas, também na qualidade de presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, apela a que se acautelem situações como esta. E afirma que continua a aguardar uma reunião com o presidente do Conselho Executivo do SNS para esclarecer vários assuntos, com enfoque no Plano das ULS na região.

xta

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.