Parque solar reduz emissões de CO2 na fábrica da Huf em Tondela

Abril 29, 2021 | Actualidade

A Huf está a estabelecer metas claras para a proteção do clima, e quer atingir a neutralidade em emissões de carbono, o mais tardar até 2030. Exemplo recente, foi a instalação de painéis solares na cobertura e no parque de estacionamento da fábrica em Tondela. No geral, são 2.336 módulos com capacidade total de 740 kWp.

Atualmente, com um consumo de 4,47 GWh por ano, 1,03 GWh serão fornecidos através de energia solar. Por outras palavras, espera-se que 23% das necessidades de energia sejam colmatadas através da geração de energia sustentável. O projeto de painéis solares foi testado e comissionado em Fevereiro de 2021.

“A Huf Portuguesa, como todo o Huf Grup, está comprometida com a sustentabilidade em todas as áreas de trabalho”, afirma Pedro Pêga, Legal Entity Manager em Portugal. “Não estamos apenas a otimizar os nossos processos para garantir a proteção do meio ambiente, mas também estamos a sensibilizar os nossos colaboradores para atuarem com consciência ambiental. Por exemplo, estamos a planear a instalação de pontos de carregamento para que qualquer pessoa que venha trabalhar com um carro elétrico possa carregar a bateria gratuitamente. Os painéis solares instalados no estacionamento fornecem energia elétrica.”

O parque solar de Tondela é apenas mais uma medida que a Huf adotou para proteger o meio ambiente. As medidas vão desde a economia de energia, redução e reaproveitamento de material, redução do consumo de água, redução de espaço nas áreas de produção e otimização de processos logísticos.

Outro bom exemplo pode ser encontrado numa das principais áreas de competência da Huf: pintura de puxadores externos para portas. A Huf minimiza o uso de solventes e oferece revestimentos à base de água. Para além disso, a Huf reduz constantemente o desperdício nas áreas da produção e logística.