Candidatura vencedora traz Centro Europe Direct para Viseu Dão Lafões

Maio 4, 2021 | Região

Fruto de uma candidatura vencedora apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em resposta a um convite lançado pela Comissão Europeia, acaba de abrir, na Casa do Adro, em Viseu, o primeiro Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (2021-2025). Um dos 15 centros de nova geração que atuam em Portugal, enquanto espaço privilegiado de diálogo para a promoção do projeto europeu.

A área de intervenção abrange o território de Viseu Dão Lafões e a Região de Aveiro e está a funcionar em estreita colaboração com a Representação da Comissão e com o Gabinete do Parlamento Europeu no respetivo Estado Membro (Portugal).

“Estamos perante um Centro que nos coloca mais próximos das instituições europeias, dos seus serviços e de todas oportunidades que o projeto europeu nos confere. É nosso dever aproveitar todas competências que neste momento estamos a semear no território”, reconheceu Rogério Abrantes, presidente da CIM Viseu Dão Lafões. Para quem “os jovens terão agora mais e melhor acesso a conhecimento e informação sobre o projeto europeu ficando, em consequência disso, mais bem capacitados, enquanto cidadãos, a exercer e fazer valer os seus diretos”.

Entre outras valências, o Europe Direct Viseu Dão Lafões atua como intermediário entre os cidadãos, empresas, instituições locais e a UE, disponibilizando informação, orientação, assistência e respostas a perguntas sobre as instituições, legislação, políticas, programas e possibilidades de financiamento europeu.

“A missão do Europe Direct Viseu Dão Lafões é ser um dinamizador do espírito europeu a nível regional, atuando como ponto de encontro entre a União Europeia e os cidadãos, empresas e instituições de Viseu Dão Lafões e da Região de Aveiro”, prosseguiu dando nota que “este Centro é mais um passo importante para a região Viseu Dão Lafões e para os seus Municípios na proximidade institucional com a EU”, sublinha o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.

Na Região de Viseu Dão Lafões, a área de intervenção Europe Direct abrange os concelhos de Aguiar da Beira; Carregal do Sal; Castro Daire; Mangualde; Nelas; Oliveira de Frades; Penalva do Castelo; Santa Comba Dão; São Pedro do Sul; Sátão; Tondela; Vila Nova de Paiva; Viseu e Vouzela.

Na Região de Aveiro são abrangidos os concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha; Anadia; Aveiro; Estarreja; Ílhavo; Murtosa; Oliveira do Bairro; Ovar; Sever do Vouga; Vagos.

O Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões tem ainda como parceiros no projeto a AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu; o Politécnico de Viseu; a Associação TICE.pt (Aveiro); e a INOVA RIA – Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro. Nuno Martinho adiantou que estão também a ser preparados protocolos entre a CIM e a Universidade de Aveiro.

A primeira das muitas atividades que irão ser desenvolvidas pelo Europe Direct Viseu Dão Lafões, vai ocorrer já no próximo domingo (9 de Maio) com um «open day» e um passatempo que desafia os cidadãos a visitar a Ecopista do Dão de bicicleta, de patins ou a pé, tirar uma fotografia e publicar nas redes sociais.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.