O Conselho Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões aprovou hoje, por unanimidade, o projeto para a instalação de um Centro de Emergência e Proteção Civil na região. A CIM considera este projeto de “inequívoco interesse nacional, que reforça a capacidade de resposta a eventos extremos, como foi exemplo a tempestade Kristin.”.
O projeto visa dotar a região de um Centro de Emergência e Proteção Civil alternativo e redundante ao situado em Lisboa, e que seja capaz de reforçar a capacidade de prevenção, planeamento e resposta a situações de emergência, num contexto de crescente exigência operacional associada a fenómenos meteorológicos extremos e outros riscos naturais.
“Os acontecimentos recentes demonstram de forma clara a importância de reforçar a capacidade instalada do sistema de proteção civil a nível nacional. Ao instalar-se este centro em Viseu, será melhorada a preparação e a resposta em cenários de crise”, considera o Presidente da CIM, João Azevedo.
A CIM considera que o futuro centro deverá ser instalado no Aeródromo Municipal de Viseu – Gonçalves Lobato, em terreno pertencente ao Município de Viseu, destinado à instalação de infraestruturas estratégicas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Entre estas, incluem-se um Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil alternativo, um Centro de Meios Aéreos, o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil e três hangares para fins gerais de proteção civil.
A decisão foi aprovada na reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, que deliberou ainda que será a CIM Viseu Dão Lafões a assumir a liderança do processo de concretização do projeto, incluindo a elaboração dos estudos prévios, do projeto de execução e das respetivas especialidades, bem como o papel de dono de obra. Está igualmente prevista a formalização de um protocolo entre a CIM, a ANEPC, o Município de Viseu e o Governo, com vista à definição do modelo de implementação do investimento, bem como a celebração de um contrato interadministrativo entre a CIM e o Município de Viseu.