Viseu será capital europeia do folclore em 2018

Agosto 17, 2017 | Sociedade

Viseu será a capital europeia do folclore já no próximo ano. O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, recebeu em Turku, na Finlândia, a bandeira do EUROPEADE, o festival europeu de folclore, que traduz a “passagem de testemunho “da missão de acolhimento e organização do festival em 2018.

A EUROPEADE Viseu terá, assim, lugar entre 25 e 29 de Julho, com a cerimónia de abertura marcada para 26 de Julho, no Estádio Municipal do Fontelo. Já o Fórum EUROPEADE deverá ser realizado no Parque Aquilino e a Assembleia Geral do Comité Internacional no Solar do Vinho do Dão.

O Município de Viseu espera receber mais de 5000 participantes de mais de 25 grupos provenientes das principais regiões europeias com tradições de dança e música popular. Serão mobilizados para atividades e alojamento quase três dezenas de espaços e equipamentos da cidade.

Para o Presidente da Câmara, Almeida Henriques, “este festival é uma grande montra europeia da diversidade e riqueza cultural das tradições de folclore, mas é mais do que isso. É também uma oportunidade de gigante para a qualificação do nosso folclore e a internacionalização da cidade-região de Viseu”.

O festival EUROPEADE constitui a mais importante manifestação europeia de cultura tradicional popular. O principal objetivo desta organização europeia independente, sediada na Bélgica, é a salvaguarda e a promoção da identidade e do património cultural imaterial europeu, numa lógica intergeracional.

Constituirá opção na programação proposta pelo município a realização de várias apresentações de grupos locais e regionais de folclore e cultura tradicional. Em Turku, a região esteve representada pelo Grupo Folclórico de Santa Maria de Cabril e pelo Rancho Folclórico de Torredeita.

A dimensão histórica e patrimonial da cidade, as acessibilidades a Viseu, a capacidade hoteleira instalada e a experiência na organização de grandes eventos foram os principais argumentos para a aprovação, por unanimidade, da candidatura em 2015.

O primeiro festival da EUROPEADE realizou-se em 1964, em Antuérpia. Em 2017, a organização esteve entregue à cidade finlandesa de Turku.

O Comité Internacional é constituído por representantes da Bélgica (que preside), Alemanha, Bulgária, Chipre, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Itália, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suíça.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.