O Centro de Saúde Viseu 3, em Jugueiros, integrado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, tem agora três Unidades de Saúde Familiar (USF): Grão Vasco, Viriato e a recém criada Cidade Jardim. O projecto que conduziu à criação desta USF foi iniciado em Junho de 2015 e concluído a 1 de Agosto de 2016. O trabalho de constituição da nova estrutura foi coordenado pelo médico Rodolfo Feitor juntamente com outros colegas. Entre outros méritos, a nova USF resolve, quase na totalidade, o problema recorrente de centenas de utentes do Centro de Saúde 3 que, há vários anos, se encontravam sem médico de família.
A Unidade de Saúde Familiar Cidade Jardim, que integra também o Pólo Assistencial de Lordosa, dispõe de uma equipa multiprofissional constituída por sete médicos, sete enfermeiros e seis administrativos. Possui uma capacidade assistencial para cerca de 12 mil pessoas, e abrange todo o concelho de Viseu excepto Cepões, Silgueiros e as restantes extensões de saúde.
Para além das consultas normais, a USF Cidade Jardim tem como principais áreas de intervenção especializada o acompanhamento da diabetes, hipertensão, planeamento familiar e saúde materna, saúde infantil e vigilância de hipocoagulados.
O coordenador da nova USF, Rodolfo Feitor, considera que com a entrada em funcionamento da nova unidade, ficam praticamente resolvidas as centenas de situações de utentes sem médico de família, embora persista uma pequena faixa que continuará a ser tratada na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados D. Duarte. “São casos residuais que abrangem, basicamente, utentes que recorrem pouco aos serviços de saúde”, explica.
Segundo o mesmo clínico, foram três as razões fundamentais subjacentes à criação da nova USF: “em primeiro lugar, realça o facto de a formação da equipa ter sido toda feita em ambiente USF, o que significa que nos revemos, individual e colectivamente, a trabalhar nestes moldes; em segundo lugar, porque havia escassez de médicos e este projecto permite a rentabilização dos elementos disponíveis; e, por último, porque a UCSP D. Duarte tinha uma grande área de abrangência o que tornava muito difícil a sua coordenação”.
Rodolfo Feitor, que já tinha experiência de coordenação adquirida na UCSP D. Duarte, espera que a USF Cidade Jardim contribua, com o trabalho e o empenho de toda a equipa multiprofissional, para assegurar mais e melhor saúde a todos os utentes abrangidos.
As três USF constituídas e em funcionamento pleno no Centro de Saúde 3 interagem entre si, embora autónomas, funcionando de segunda a sexta-feira entre as oito da manhã e as oito horas da noite e, aos sábados, entre as nove da manhã e a uma da tarde.
Luís Botelho e Luís Ministro são, respectivamente, director e director-clinico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões.