Jaime Gralheiro: morreu o combatente antifacista

Julho 2, 2014 | Sociedade

“Cidadão interveniente, advogado de causas, artista profícuo e político de convicções, pela forma íntegra como pautou a sua vida, é um exemplo de exercício pleno da cidadania merecedor do reconhecimento público”. É assim que a DORV – Direcção da Organização Regional de Viseu do Partido Comunista Português, se curva à memória de um dos mais destacados combatentes antifascistas, que ajudou os mais desprotegidos ao longo de mais de meio século de advocacia. Jaime Gralheiro faleceu a semana passada em S. Pedro do Sul.

Militante do PCP e membro da Direcção da Organização Regional de Viseu do Partido Comunista Português, Jaime Gralheiro nasceu a 7 de Julho de 1930, na freguesia de Sul, no concelho de S. Pedro do Sul. Desde muito jovem colocou todo o seu saber, inteligência e determinação ao serviço dos valores em que acreditava: de um homem e de uma sociedade livre, justa, fraterna e solidária. “E fê-lo através das armas que aprendeu a manejar: a palavra e a voz”, recorda, em comunicado, aquela organização partidária.

Jaime Gralheiro exerceu a advocacia durante 53 ano. Nos tribunais, o seu saber e cultura foram colocados ao serviço da justiça clamada por aqueles que menos possibilidades tinham, designadamente os povos serranos, na defesa da sua agricultura, dos seus baldios e do seu modo de vida, que nele encontraram o saber e a determinação que os defendeu contra as investidas arbitrárias e repressivas da ditadura.

Lutador antifascista, participou desde 1961 nas Campanhas Eleitorais da Oposição à Ditadura e nos II e III Congressos da Oposição Democrática de Aveiro. Depois do 25 de Abril, continuou a intervir cívica e politicamente nas transformações revolucionárias de 1974 a 1976 e em defesa do processo revolucionário e das suas conquistas. Foi presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, logo depois do 25 de Abril até ao verão de 1975; foi vereador na Câmara municipal de S. Pedro do Sul e membro da Assembleia Municipal integrado nas listas da FEPU/APU e CDU; foi cabeça de lista à Assembleia Constituinte em 1975 pelo MDP/CDE no distrito da Guarda e várias vezes pela FEPU/APU À Assembleia da República no Distrito de Viseu. Nas recentes Eleições para o Parlamento Europeu, subscreveu o apoio público à candidatura da CDU.

Como dramaturgo e encenador Jaime Gralheiro foi vice- Presidente Sociedade Portuguesa de Autores, e um dos fundadores do Cénico Grupo de Teatro Popular de S. Pedro do Sul. Escreveu diversas obras, do drama à análise política e ao estudo de questões jurídicas, nomeadamente sobre as Leis dos Baldios.  “Na Barca com Mestre Gil”, “Arraia Miúda”, “O Homem da Bicicleta”, “Onde Vaz Luís”, são algumas das peças de teatro que escreveu e que foram representadas em muitos palcos de todo o país.

No plano social, destacou-se no apoio aos pequenos e médios agricultores, dos agricultores rendeiros e dos compartes dos baldios e à criação do seu movimento associativo da CNA – Confederação Nacional da Agricultura e dos Secretariados Distritais de Baldios.

Em Setembro de 2011 foi alvo de uma grande homenageado em S. Pedro do Sul pelo PCP e a Câmara Municipal daquele Concelho atribuiu recentemente o seu nome ao Cine-Teatro local.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.