Banner DIGITAL Concurso 4INOVA

«In Situ» é a nova designação do Festival de Imagem de Vouzela

Abril 20, 2022 | Sociedade

Após dez edições, o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, renasce em 2022 para um novo ciclo, evolutivo, diferente, sustentável, mas que continua a ter na sua génese a valorização do património natural, paisagístico e da biodiversidade. Através da imagem de natureza, o Festival pretende continuar a passar uma mensagem de preservação dos ecossistemas, valorizando, em particular, o território que o acolhe, o Parque Natural Local Vouga Caramulo – Vouzela, a primeira área protegida com gestão local do país, criada em 2015.

Apesar dos objetivos e dos valores do festival se manterem intactos, esta nova fase traz um novo fôlego ao evento que, a partir de 2022, passará a chamar-se «In Situ», expressão com origem no Latim, que remete para um contexto pleno de elementos únicos e intrínsecos de um determinado local, que no seu conjunto lhe conferem uma identidade própria.

Aplicado ao território vouzelense, berço da XI edição do Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, o In Situ pretende enaltecer os elementos identitários e endógenos do território, nomeadamente os seus abundantes valores naturais, promovendo a sua preservação e valorização. O poder da imagem dará o mote para a consagração da natureza mais bela e recôndita, percecionada através do olhar dos fotógrafos de natureza e vida selvagem, vetores essenciais na divulgação e promoção dos valores naturais junto do público e na transmissão do apelo conservacionista.

Um dos eventos mais importantes e emblemáticos do concelho de Vouzela regressa, assim, em 2022, nos dias 6, 7 e 8 de maio, continuando a fazer parte do programa exposições, workshops, palestras com fotógrafos e o concurso Generg – Fotógrafo de Natureza do Ano.

O Festival de Imagem de Natureza de Vouzela é uma organização da Câmara Municipal e da comissão In Situ, conta com o apoio do grupo Generg e Vouzelar e é co-financiado pelo PROVERE iNature.