Confraria Grão Vasco homenageou personalidades da região

Outubro 12, 2018 | Sociedade

Cerca de uma centena de confrades e amigos participou no Capítulo de Verão/Outono da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, Grão Vasco. O jantar promovido no Dia do Município, com colaboração da Câmara de Viseu, foi abrilhantado pela Tuna Sabores da Música e aproveitado para a entrega do ‘Beirão de Mérito”, o mais alto galardão da Confraria, que visa homenagear pessoas ou instituições que, na sua óptica, mais se destacaram em prol da nossa região.

O Beirão de Mérito «Carreira»» foi entregue a D. Ilídio Leandro, bispo Emérito de Viseu, pela sua ação pastoral e ecuménica enquanto esteve à frente da Diocese de Viseu. O Beirão de Mérito «Empresarial» galardoou Celso Lemos, empresário viseense por demais conhecido e detentor da Abyss & Habidecor e da reconhecida Quinta de Lemos, e Nelson Almeida, um dos mais reputados empresários do Rio de Janeiro, que se dedica à comercialização de produtos alimentares e um dos maiores importadores de produtos nacionais para o Brasil, nomeadamente vinho do Dão, azeite e castanhas. Nos últimos anos tem vindo a investir na nossa região. É um destacado membro da comunidade portuguesa na «Cidade Maravilhosa» e de diversas associações, nomeadamente da Casa de Viseu.

O galardão de Beirão de Mérito «Desportivo» foi entregue a Mário Trindade, atleta paralímpico, que recentemente se sagrou campeão europeu nos 100 metros, onde conquistou também a medalha de prata nos 400 metros nos Europeus de atletismo adaptado.

Venceslina Santos recebeu o Beirão de Mérito «Confrádico», empresária e professora, destacou-se pela sua ação cívica e na preparação e execução das diferentes montras da sede da Confraria com criatividade, que mereceram rasgados elogios de quem por lá passa, bem como na organização dos eventos da Confraria, que primaram sempre pelo bom gosto.

Também Odete Madeira recebeu o Beirão de Mérito «Confrádico», pela sua entrega à causa da Confraria, mas também pelo seu trabalho em prol do levantamento histórico dos usos e costumes na região, espelhados em vários livros que escreveu, editados pela Confraria.

Foi ainda atribuído a Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela, o Título de Comendador da Confraria. O concelho de Vouzela foi um dos mais afetados nos incêndios de Outubro de 2017 e Rui Ladeira destacou-se pelo humanismo da sua ação e na forma empenhada como se preocupou em resolver os problemas que afetaram muitos dos seus munícipes.

Estiveram presentes diversas personalidades do concelho de Viseu, com destaque para o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, e o Bispo de Viseu, D. António Luciano, bem como representantes de Confrarias irmãs, como António Cardão, e muitos confrades, da Confraria da Casa de Viseu no Rio de Janeiro; Carlos Nascimento, da Confraria da Casa das Beiras de Toronto e Carla Sá Morais, da Confraria Saberes e Sabores de Portugal na Suíça Francófona. Foram também recebidas mensagens da Confraria de Saberes e Sabores de Portugal em Zurique e da Confraria dos Saberes e dos Sabores Luso Amazónicos ‘Grão Vasco’, bem como os representantes da Confraria Grão Vasco no Luxemburgo, José António Matos, e na Flórida, Manuel Viegas.

Das palavras ouvidas destaque para D. Ilídio Leandro, que salientou o trabalho da Confraria e disse sentir-se “muito honrado” com o galardão que lhe foi atribuído, no mesmo dia em que recebeu da Câmara de Viseu o ‘Viriato de Ouro’, a mais elevada e rara distinção do município.

Por sua vez o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, destacou a presença de diversos membros da diáspora portuguesa, salientando a sua importância na divulgação e promoção da cultura beirã além-fronteiras. O autarca de Viseu reiterou os elogios ao trabalho da Confraria, na pessoa do seu Almoxarife, nomeadamente na aproximação à diáspora portuguesa no estrangeiro.

Por fim, o Almoxarife da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco realçou o mérito dos homenageados e explicou as razões da sua escolha. José Ernesto Silva mostrou-se satisfeito com a presença “de tantos amigos”, especialmente os que vieram de outras partes do mundo, nomeadamente uma grande delegação da Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ do Rio de Janeiro, liderada por António Cardão, embaixador da Confraria no Brasil.

A ocasião foi aproveitada para o lançamento da segunda edição do livro “Sete Olhares sobre Viseu”, reeditado pela Confraria. Esta obra é a visão da cidade de Viseu a que deram forma sete artistas viseenses e pretende ressaltar a defesa, preservação e valorização do património edificado da cidade.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.