ADRL integra imigrantes na região de Viseu

Outubro 17, 2014 | Sociedade

A Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões – ADRL, acaba de lançar o projeto «Mundificar: para a integração de imigrantes na região de Viseu». Financiado pelo Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, através do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I. P. – ACIDI, o projeto inscreve-se na ACÇÃO 1 – Acolhimento, Integração e Valorização da Interculturalidade, daquele Fundo.

A crescente atenção política à problemática da integração e acolhimento de imigrantes em Portugal, que nos últimos anos tem vindo têm vindo a mobilizar dinâmicas de promoção do multiculturalismo e da tolerância, motivaram a ADRL a criar e a desenvolver o projecto «Mundificar», enquanto contributo para uma “intervenção positiva e capacitadora, que mobilize uma rede de agentes prestigiados, legitimados e relevantes no tecido social, económico, cultural, político e religioso”.

O nome do projeto, que adota como territórios de intervenção os concelhos de Viseu, Mangualde, S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, lança o desafio aos indivíduos e instituições da região de Viseu “para a mudança capacitadora e interventiva das pessoas imigrantes no geral, e de líderes informais das respetivas comunidades envolvidos no projeto”, sublinha a ADRL.

A criação de uma rede efetiva de agentes (dos domínios da educação, cultura, ensino superior, associativismo, autarquias, pastoral diocesana da imigração de Viseu, etc) interinstitucional e interconcelhia “é um elemento fundamental de potenciação da capacidade instalada”, acrescenta a Associação.

Facilitar e promover a integração da população imigrante, nomeadamente através do acesso à informação; aumentar o grau de literacia e o grau de integração; promover a interculturalidade e atitudes de tolerância, bem como o conhecimento e auto conhecimento das comunidades e indivíduos envolvidos, e  a partilha de tradições, costumes e práticas culturais diversas entre as comunidades e indivíduos envolvidos, são alguns dos objectivos do «Mundificar».

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.