Vouzela: protocolo viabiliza estudo sobre património

Janeiro 3, 2016 | Região

A Câmara Municipal de Vouzela, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve assinaram na Capela de S. Frei Gil um protocolo que irá viabilizar o «Estudo e Valorização do Património Histórico-Arqueológico de Vouzela – Parque Natural Local Vouga-Caramulo (Vouzela): Um Manual de História», a desenvolver no concelho. Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal, Francisco Caramelo, diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e António Faustino de Carvalho em representação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, outorgaram o protocolo.

O projeto vai ser orientado por Catarina Tente e por Manuel Luís Real, investigadores do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, e ainda por António Faustino de Carvalho, da Universidade do Algarve.

Até 2019 a equipa vai desenvolver um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que incluem intervenções arqueológicas e valorização de alguns monumentos megalíticos, musealização das torres medievais, elaboração de um Plano de Investigação Plurianual em Arqueologia (PIPA), e elaboração de um projeto de reformulação do atual Museu Municipal de Vouzela, entre outras.

O objetivo do projeto é aumentar o conhecimento sobre o passado do concelho, revelar património histórico-arqueológico até agora desconhecido, recuperar e valorizar património já conhecido e torná-lo mais acessível a todos através de sinalização, conteúdos explicativos e reconstituições multimédia.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.