Viseu Arena abre em 2018 com capacidade para 5.500 pessoas

Agosto 17, 2017 | Região

O Município de Viseu vai lançar até ao final do ano um concurso público internacional para a construção do VISEU Arena. O investimento, entre 2,5 e 3 milhões de euros, resultará da reconversão do actual pavilhão Multiusos. Será a maior sala de espectáculos da região centro do país com uma capacidade para acolher 5500 pessoas, mas que poderá atingir os 5876 entre lugares sentados e de pé. Terá uma arena com 2500 metros quadrados, e ficará operacional durante o segundo semestre de 2018.

Na apresentação do projecto, que ficará disponível à apreciação do público durante Feira de S. Mateus, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, sublinhou o “carácter estruturante” do Viseu Arena para o crescimento da oferta cultural e o desenvolvimento turístico de Viseu. “Este é um investimento/âncora para Viseu e para a descentralização cultural e turística nacional. Coloca a cidade no mapa nacional e ibérico da oferta de espectáculos, reforça a dinâmica local e a descentralização cultural nacional, e incrementa a atractividade turística de Viseu no centro/norte de Portugal e nos respectivos eixos ibéricos”, sublinhou o autarca.

A vertente económica será  outro factor a considerar. Almeida Henriques, avança que o Viseu Arena vai também “gerar oportunidades de empreendedorismo e emprego local através do desenvolvimento de competências empresariais e técnicas locais ligadas às indústrias criativas, culturais e turisticas”. Por outro lado, no que respeita à sustentabilidade do projecto, o autarca afirmou que estará assegurada “pela lotação alcançada, sem paralelo na região, e pela flexibilidade do espaço para acolher qualquer tipo de realização”.

O autarca explica as razões que fundamentaram a decisão do executivo a que preside em avançar com a reconversão do actual pavilhão Multiusos. “Se optássemos por uma sala de raiz, esta ficaria dez vezes mais cara”, reconheceu Almeida Henriques, para quem o Viseu Arena “terá associados três «V» de Viseu: Valor, Versatilidade e Visitantes”.

A nova sala de espectáculos ficará preparada e vocacionada para receber espectáculos de música, dança ou teatro; family shows; competições desportivas; feiras e exposições; congressos e conferências e eventos corporate.

Moisés Rosa, responsável pelo projecto de reconversão e requalificação do Multiusos, sublinhou o carácter “verdadeiramente multiusos do equipamento” que considerou adaptado a todas as tipologias de eventos, e sublinhou “os progressos qualitativos” que serão obtidos na hospitalidade e no conforto dos públicos, na acústica, na estética, na funcionalidade e na segurança. “Será um espaço atractivo e adaptado a todo o tipo de eventos, com a incorporação de novas arquitecturas interiores e de novos serviços que incrementam a sustentabilidade e valorizam o campo da Feira de São Mateus”, concretizou Moisés Rosa.

O Viseu Arena terá uma área de nove mil metros quadrados. Algumas das novidades respeitam à incorporação de ecrãs e de uma cortina de luz na fachada do equipamento, para um diálogo com a cidade. Serão criadas novas zonas de público (uma tribuna suspensa, 14 camarotes e 680 premium seats) e instalados cinco bares e um lounge panorâmico para a cidade com vocação para catering e eventos premium.

O Viseu Arena terá como parceiros institucionais a Arena Atlântico (sociedade gestora do MEO Arena) e a Viseu Marca.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.