Tondela revê PDM para uma melhor gestão dos solos florestais

Março 27, 2015 | Região

A Câmara Municipal de Tondela pretende abrir, ainda este ano, um processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), para ajudar a regular melhor a gestão dos solos agrícolas e florestais no concelho. “Estamos agora num tempo em que queremos desenvolver outro tipo de estratégias”, justifica o presidente da Autarquia, José António de Jesus.

O anúncio foi feito no decorrer do seminário “Caramulo, que floresta no futuro?”, durante o qual José António de Jesus fez questão de recordar que, após os incêndios do verão de 2013, “a prioridade foi avançar com intervenções como limpeza de linhas de águas e reabilitação de bermas, caminhos e estradas, que estão agora a ser concluídas e nas quais foram investidos cerca de 1,6 milhões de euros (do PRODER e do Fundo de Emergência Municipal).

Durante o seminário, foi apresentado o projecto “Padrinhos da Floresta”, que envolve escolas, empresas e outras entidades da região que têm demonstrado preocupação com a preservação da floresta. José António Jesus disse que se trata de um conjunto de entidades que, “ao longo destes anos, têm tido uma atitude pedagógica, cívica, de responsabilização e de envolvimento social dos seus colaboradores, no sentido de, com eles, criar um registo afectivo que é importante ter com a floresta”.

No seminário ‘Caramulo – Que Floresta no Futuro?’ foram discutidas questões relativas às áreas percorridas por grandes incêndios. O Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), da Universidade de Aveiro, representado por Jan Jacob Keizer, coordenador do caso de estudo português do projecto RECARE asseguraram o painel ‘Áreas Ardidas – Medidas para o Pós-Incêndio’.

A reunião pretendeu sensibilizar e alertar para os procedimentos a tomar nesta altura do ano, no sentido de evitar incêndios florestais no período de verão, bem como esclarecer alguns assuntos e dúvidas que eventualmente possam surgir sobre estas matérias.

Organizada pela Câmara Municipal de Tondela, a iniciativa integra-se no projecto “Plantar o Caramulo”, que surgiu em 2014. Ainda neste âmbito, no dia 21 de Março realizar-se-á uma nova acção de reflorestação do Caramulo.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.