Sete projectos vencedores no Orçamento Participativo de Viseu

Dezembro 3, 2015 | Região

Com uma dotação global de 168 mil euros, foram sete os projectos vencedores no 2.º Orçamento Participativo de Viseu, entre os 155 votados ao longo de dois meses, que obtiveram um total de 18.127 votos, dos quais 58% foram através do serviço de mensagens, 23% online e 19% presencialmente em assembleias de voto. A adesão quase que quintuplicou face ao Orçamento de 2014. O projecto social «Laços de comunidade», apresentado conjuntamente pelas freguesias de Orgens, Repeses e São Salvador, obteve o primeiro lugar, com um total de 1.874 votos e um orçamento de 16 mil euros.

O projecto «Laços de comunidade» tem como objectivo a constituição de uma equipa multidisciplinar, constituída por professores, psicólogos, técnicos de serviço social e representantes das associações de pais que, de uma forma articulada entre a escola e as juntas de freguesia, “lançarão um olhar crítico e atento sobre as várias problemáticas de cada família, nomeadamente situações de desemprego, doença, deficiência, envelhecimento e isolamento, visando a melhoria da qualidade de vida de cada aluno e o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social”.

“A forte adesão que testemunhámos e as conquistas deste Orçamento Participativo são uma pegada indelével na evolução da democracia local e de cidadania participativa de Viseu. O envolvimento das freguesias mais periféricas e de menor densidade populacional é especialmente marcante e motivador”, sublinhou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, na cerimónia de divulgação (e aclamação) dos projectos vencedores, realizada no Solar dos Peixotos.

O 2.º OP de Viseu destinou-se às 24 freguesias, que não a da cidade. Dos 150 mil euros inicialmente previstos, a autarquia vai disponibilizar 168 mil, um reforço que permitiu considerar um sétimo projecto vencedor, recebendo cada um deles até um máximo de 30 mil euros. “Acção Social”, “Cultura e Eventos”, “Urbanismo e Requalificação Urbana”, e “Espaço Público & Espaços Verdes”, são algumas das áreas contempladas nos projectos eleitos pelo júri.

Reconhecendo que o concurso excedeu todas as expectativas, Almeida Henriques sustenta que “não se ganharam apenas sete projectos, mas 155 boas sementes para o futuro do desenvolvimento local”, e avança que a execução das propostas deverá iniciar-se em 2016.

O segundo projecto vencedor, foi a reconversão do «Apeadeiro de Cultura e Lazer Jorge Braga da Costa», em Moselos (Campo) e, em terceiro lugar, com 815 votos, ficou a construção do «Balneário público junto à Igreja de Ribafeita», com um orçamento de 30 mil euros.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.