Santuário da Lapa é produto de interesse económico e turístico

Maio 22, 2017 | Região

Assembleia da República aprovou um projeto de resolução do CDS-PP, que recomenda ao Governo que promova o Santuário da Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, como “produto de interesse económico e turístico, de âmbito religioso”, promovendo a sua manutenção e a sua publicitação através das novas tecnologias da informação.

O projeto do CDS-PP, que tem como primeiro subscritor o deputado Helder Amaral recomenda ao Governo, entre outras intervenções, que “seja feita uma avaliação das necessidades de intervenção, com vista à conservação, promoção, divulgação, valorização e proteção do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, de forma a potenciar as suas características enquanto «produto» de interesse económico e turístico, de âmbito religioso”.

A realização de operações de manutenção que tenham em atenção a melhoria da sinalética informativa adequada e apromoção do Santuário através das novas tecnologias da informação, são outras recomendações contidas no projecto do CDS-PP.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é, hoje, um local de peregrinação nacional. A Romaria da Nossa Senhora da Lapa é das mais importantes da Beira Alta, com os seus momentos altos a 10 de junho, 15 de agosto e 8 de setembro, aglomerando milhares de peregrinos.

“A Lapa, pela presença do seu Santuário, tem potencial económico e turístico, pelo que uma aposta forte nesta área, feita de forma concertada pelas entidades religiosas e civis locais e nacionais, poderá permitir ao Santuário ampliar a sua ação pastoral e contribuir para um maior desenvolvimento económico local”, conclui o documento.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.