Rotunda vai acabar com suplício junto ao antigo Matadouro

Janeiro 16, 2018 | Região

Enquanto os concelhos de Viseu e Sátão esperam e desesperam por uma solução definitiva para a EN 229, o Município viseense decidiu avançar, por sua conta a risco, para a eliminação de um dos pontos negros mais problemáticos na sua rede viária. Para isso, vai proceder à duplicação de um troço da via, numa extensão de 300 metros, e construir uma rotunda junto ao antigo Matadouro.

É o fim anunciado do desespero que todos os dias atinge milhares de pessoas. Automobilistas, sobretudo os que residem em Rio de Loba e Travassós de Cima, que esperam muito tempo para poder entrar na EN 229. Sobretudo nas horas de ponta, a demora chega a ser angustiante para quem tem de chegar a horas ao seu local de trabalho. A situação descrita acaba no entanto por afectar toda a circulação envolvente. E está na origem de elevados índices de sinistralidade ali registados. “Se há locais na cidade onde se justifica uma rotunda, este é seguramente um deles” reconhece ao Via Rápida, José Oliveira, condutor de um pesado de mercadorias.

Para dar início à obra, a Câmara de Viseu, que já tem o visto favorável do Tribunal de Contas, está apenas à espera da conclusão do processo de expropriação de uma parcela de terreno. O projecto prevê a duplicação de um troço com cerca de 300 metros entre o antigo Matadouro (que está à venda) e a rotunda de acesso à circular norte. Segundo o projecto, a rotunda que irá aliviar toda aquela zona será edificada no cruzamento para Travassós de Cima e Rio de Loba.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, reconhece a importância do investimento que será realizado nesta intervenção, e garante que a obra, já adjudicada, se encontra em fase de arranque. O autarca lamenta que o Governo, sucessivamente alertado para o estado complexo da EN229, que liga Viseu a Sátão e à A25, não assuma também a responsabilidade de avançar rapidamente com a sua requalificação.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.