Radioterapia em Viseu começa a ganhar forma em 2017

Dezembro 14, 2016 | Região

Confirmada a decisão política, 2017 marcará o arranque da instalação em Viseu de uma Unidade de Radioterapia no Hospital de S. Teotónio. O processo poderá prolongar-se, no terreno, por um período de dois a três anos, conforme a solução que venha a ser adoptada para a concretização do processo. A nova unidade irá servir utentes de Viseu, Guarda e Castelo Branco.

A confirmação foi deixada em Viseu pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, durante a inauguração do Hospital da CUF.  O membro do Governo garante que a “decisão política está tomada”, faltando agora, em diálogo com as entidades locais, encontrar o “melhor modelo”. “Isso pode exigir-nos mais alguns meses de reflexão e de estudo, mas eu diria que a decisão política está tomada e, do ponto de vista operacional, 2017 será o ano em que essas decisões serão efetivamente anunciadas”, declarou.

O modelo que vier a ser adoptado para a instalação da Radioterapia implicará mais ou menos obras no terreno. “Serão precisas obras, aquisições, formação e contratação de pessoal. (…) Temos que reunir toda a informação sobre as condições no terreno que temos aqui em Viseu, as condições do hospital, o modelo de financiamento, a localização, se é necessário um edifício novo específico. Isso são matérias que iremos analisar no decurso de 2017”, esclareceu Manuel Delgado. Que calcula que faltem dois a três anos até que a Radioterapia chegue aos utentes que dela necessitem.

O membro do Governo reconhece que a Radioterapia “é imprescindível” em Viseu, e concorda que não é justo obrigar dezenas de utentes a deslocarem-se diariamente aos centros oncológicos de Coimbra e Porto para terem acesso àquele tratamento. “Não é justo que os doentes tenham este sacrifício todo, ainda por cima associado a uma doença oncológica”.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.