Municipio de Viseu teve lucro de 5 milhões em 2011

Abril 21, 2012 | Região

O Município de Viseu registou, no exercício de 2011, um resultado positivo de quase cinco milhões de euros, depois de no ano anterior ter registado um saldo negativo de um milhão. As contas foram aprovadas pela maioria social-democrata, em recente reunião do executivo camarário, com a abstenção dos dois vereadores do Partido Socialista.

Os cortes na iluminação, a redução de despesas com eventos, e até alguma redução de pessoal, contribuíram para uma “performance espectacular, mesmo em tempo de crise”, sublinha Fernando Ruas, para quem a racionalização dos recursos humanos, com o número de entradas “sempre inferiores às saídas”, assume particular importância nos resultados verificados. “Há câmaras, da nossa dimensão, com 40 chefes de divisão. Em Viseu temos oito”, justifica o autarca.

Apesar dos cortes nas transferências por parte da Administração Central de cerca de 2 milhões de euros, ditados pelos sucessivos PEC´s , este “é um dos melhores resultados financeiros de sempre nas contas do Município”, sublinha Ruas, que destaca as transferências de verbas da poupança corrente, que ascendeu a 10 milhões de euros,  para investimentos, o que permitiu uma execução do orçamento (70 milhões de euros) na ordem dos 80 por cento.

Para o autarca, os meios líquidos actualmente disponíveis nos cofres do Município de Viseu “dariam para solver todas as dívidas de curto prazo”, com todos os rácios a permitirem que a Autarquia fique “descansada” em termos de solidez institucional.

Os vereadores do PS, Fernando Bexiga e Carlos Martins, reconhecem que as contas apresentadas revelam, “politicamente, uma atenção especial ao nível da gestão de tesouraria, da solvabilidade do município e do equilíbrio financeiro”. Consideram, no entanto, que “sendo estas opções necessárias”, a Câmara deverá reforçar também prioridades “mais orientadas para a valorização económica, apoio às iniciativas locais de emprego e ao investimento de proximidade, mais e melhor orientadas para o tecido produtivo”. Razões que levaram os dois vereadores socialistas a optarem pela abstenção na votação do Relatório de Gestão do Município e Relatório e Contas dos Serviços Municipalizados de Viseu de 2011.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.