A gratuitidade de estacionamento entre a meia-noite e as 8 horas para todos os utilizadores do centro histórico de Viseu e o reforço dos lugares exclusivos para moradores portadores de dístico, são algumas das novidades de um conjunto de ajustamentos e revisões às normas e rede de lugares, na sequência do período experimental realizado no mês de Abril.
As alterações introduzidas visam, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, “melhorar o acesso de residentes e visitantes, em condições de disciplina mas também de maior conforto, ao estacionamento na zona antiga da cidade”. E resultam, segundo Almeida Henriques, “da avaliação efetuada em conjunto com a comissão de acompanhamento que instituímos para a gestão do Centro Histórico, e que reúne os vários interesses em presença na zona antiga, entre moradores, comerciantes, operadores de bares e diversões, e a PSP”.
Neste âmbito, serão incluídos cinco novas ruas na zona abrangida pelo estacionamento regulado, que passam a abranger a emissão de dísticos para moradores: Cónego Martins; Soar de Cima; Nunes de Carvalho; Almeida Moreira (rua e largo). Estas novas áreas serão de utilização exclusiva para moradores, traduzindo um reforço de mais 32 lugares (num total de 67).
Entre os aspectos relevantes das alterações, está a manutenção das 4 horas de duração máxima do estacionamento automóvel; a totalidade dos lugares demarcados para estacionamento automóvel será de 314 lugares, dos quais cerca de metade são novos; 67 lugares são demarcados para utilização exclusiva de moradores portadores de dístico de estacionamento, que poderão todavia beneficiar dos demais lugares disponíveis sem pagamento, nos períodos entre as 12H e as 14H e as 19H e as 10 horas (do dia seguinte); e a gratuitidade em todo o estacionamento do Centro Histórico é reforçada aos fins-de-semana, estando os moradores portadores de dístico isentos de pagamento, de forma ininterrupta, entre as 12H de sábado e as 10H de segunda-feira.
Reservados estão ainda 15 lugares para cargas/descargas, que poderão ser utilizados gratuitamente pelos moradores no período entre as 20 e as 08 horas; e 247 lugares serão tarifados para não residentes, nos dias da semana, entre as 08H e as 24H, sendo introduzido assim um horário de gratuitidade noturno.
O Parque de São Lázaro, já em funcionamento, disponibiliza 75 lugares de estacionamento, exclusivos a residentes e operadores económicos do Centro Histórico. Para os moradores, os valores variam entre os 20 euros mensais e os 240 euros anuais, enquanto que para os titulares de atividades económicas a tarifa vai dos 25 euros mensais aos 300 euros anuais.
Constituído por três pisos subterrâneos, dois dos quais especialmente reservados a utentes portadores de deficiência, grávidas e acompanhantes de crianças de colo, o parque de São Lázaro funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, e o acesso é garantido através de um cartão de utilizador.