Carvalhos e folhosas vão ter centro de investigação em Vouzela

Dezembro 3, 2015 | Região

O Município de Vouzela, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão criar em Vouzela um centro de competências dedicado aos carvalhos e outras folhosas autóctones. O protocolo entre as três entidades foi assinado em cerimónia realizada no Auditório Municipal 25 de Abril, perante uma sala cheia, com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, do presidente do Município, Rui Ladeira, e do Pró-Reitor da UTAD, Alberto Baptista.

O projeto nasceu do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município de Vouzela na área de conservação e valorização da floresta, assim como da dimensão e características únicas no país que assumem as manchas de carvalho e de outras folhosas autóctones em Vouzela, totalizando cerca de 30% da mancha florestal do concelho.

O futuro Centro de Competências dos Carvalhos e das Folhosas Autóctones vai ser um fórum que reúne produtores, indústria transformadora, distribuição, investigadores e tutela com o fim de promover a investigação sobre o potencial das espécies folhosas e identificar novos aproveitamentos capazes de criar valor.

O objetivo final é conseguir aumentar o rendimento dos proprietários de áreas de carvalhos e folhosas autóctones e valorizar do ponto de vista sócio-económico a mancha florestal representada por estas espécies.

O Centro de Competências dos Carvalhos e das Folhosas Autóctones, sedeado em Vouzela, pretende assim tornar-se numa entidade de referência a nível nacional na definição de estratégias de investigação, desenvolvimento e inovação para a fileira, tal como já existe para outras espécies como o pinheiro-bravo ou o sobreiro.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.