Com a assinatura de acordos de cooperação entre o Município de Viseu e as entidades parceiras, está no terreno, para ficar concluída no prazo de um ano, a execução dos sete projectos vencedores do 2.º Orçamento Participativo de Viseu. Em fase de preparação entrou também a terceira edição que será, simultaneamente, o 1. Orçamento Participativo Jovem e Escolar do concelho. À semelhança dos dois anteriores, a dotação orçamental é reforçada, sendo assim disponibilizado um valor total de 250 mil euros.
Na assinatura dos acordos de execução dos projectos vencedores do 2. Orçamento Participativo de Viseu, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, foram já entregues as primeiras comparticipações financeiras – cerca de 40 por cento do orçamento total -, à Associação Grão Vasco e ao Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros, responsáveis pela execução dos projetos “Laços de Comunidade” e “Escola de Artes de Silgueiros”, respectivamente.
“As freguesias foram o pilar do desenvolvimento da segunda experiência do Orçamento Participativo de Viseu, e são agora os protagonistas na sua execução ou no seu acompanhamento, honrando assim os mais de 800 cidadãos que apresentaram 202 propostas e as debateram e trabalharam coletivamente em assembleias participativas”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.
São parceiros do Município de Viseu nestes protocolos de cooperação as Juntas de Freguesia de Orgens, Repeses e São Salvador, Campo, Ribafeita, Abraveses, São João de Lourosa e Silgueiros, assim como a Associação Grão Vasco e o Grupo de Teatro de Passos de Silgueiros (GRUTEA).
No decorrer da cerimónia, Almeida Henriques anunciou ainda que as obras de reabilitação nas oito casas do Bairro Municipal, projeto vencedor do 1º Orçamento Participativo de Viseu, já estão concluídas.
Em fase de preparação entrou também o 3º Orçamento Participativo de Viseu, que traz consigo grandes novidades. Nesta edição, o Município alarga a experiência participativa e democrática à comunidade escolar, promovendo o 1º Orçamento Participativo Jovem e Escolar do concelho, que verá reforçada, para 250 mil euros, a dotação orçamental.
O 3. Orçamento Participativo de Viseu desafia os jovens com mais de 16 anos, alunos do ensino Secundário e Superior, a trabalhar em conjunto na apresentação de propostas que transcendam os interesses do seu meio escolar, numa lógica de intervenção e benefício da comunidade em geral. “Queremos desafiar as escolas, os professores e os alunos a fazer deste Orçamento Participativo uma escola de cultura democrática e de cidadania responsável”, salientou o presidente da Câmara.
Os projetos serão unicamente desenvolvidos nas escolas, no entanto, a fase de votação será aberta a toda a comunidade, viseenses e amigos de Viseu, tal como se sucedeu nas duas últimas edições.
Nesta primeira etapa, a equipa do Orçamento Participativo reunirá com as escolas e agrupamentos para a definição de uma metodologia de trabalho, adequada a cada caso. Neste sentido, o novo Orçamento Participativo terá um calendário para 2016 e 2017, ajustado segundo o plano de atividades escolar, prevendo-se a sua conclusão antes da fase de exames do próximo ano letivo e do período eleitoral autárquico de 2017.