Fogos florestais: a prevenção começa pela limpeza das matas

Outubro 17, 2012 | Opinião

Depois do Golpe de Vista em que demos voz às denúncias da falta de investimento da autarquia nos meios humanos e materiais dos bombeiros municipais e da falta de medidas de prevenção dos incêndios florestais, chegaram à nossa associação mais queixas da falta de limpeza das matas por parte das juntas de freguesia. A estrada do aeródromo, de que já aqui falámos,  é apenas um exemplo.

A  estrada do aeródromo, na freguesia do Campo há seis anos que não é limpa. Os próprios Serviços de Metereologia, se queixaram à Junta de freguesia da  altura das silvas, que nem deixavam ver a entrada. Mas a autarquia nem limpou nem deixou limpar. Agora o fogo já limpou a maior parte, mas ainda é visível a altura do mato (ver foto).  As mimosas invadem a faixa de rodagem, o que já tem provocado acidentes rodoviários, dado tratar-se de uma estrada estreita.   Esta estrada é muito frequentada por peões que por ali fazem as suas caminhadas diárias, para manutenção da saúde em contacto com a natureza. No entanto, como se pode ver na foto, o mato invade as bermas, obrigando as pessoas a caminharem  na faixa de rodagem, correndo o risco de serem atropeladas.

Também nos chamaram a atenção para um caminho empedrado que foi bloqueado com enormes pedregulhos, um pouco antes do aeródromo, o que impediu o acesso mais rápido de carros de bombeiros ao fogo.

Como já aqui dissemos, verifica-se que os fundos comunitários para a Defesa da Floresta Contra Incêndios são consumidos maioritariamente no combate ao fogo,  em detrimento da prevenção, o que seria mais eficaz e duradouro.

Senhores presidentes de Junta e da Câmara: não queremos que batam com a mão no peito, mas, por quem sois, comecem já a tratar da prevenção dos fogos florestais, da limpeza das matas, da abertura de aceiros, da criação de mais pontos de água, porque a chuva não dura sempre.

Carlos Vieira e Castro

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.