Projeto dá prémio à secundária Viriato

Abril 7, 2012 | Educação

Em cerimónia realizada na Direção Regional de Educação do Centro, em Coimbra, a Escola Secundária de Viriato (ESV), recebeu um prémio de mérito no âmbito do Concurso Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, e para o qual concorreu com o Projeto A(H)orta. Este projeto está a ser implementado no Lar Especializado da Casa da Aguieira e remete para o conceito de agricultura socialmente sustentável, valorizando a utilização de espaços agroflorestais e de práticas agrícolas na promoção do bem estar físico e psicológico do ser humano. Potencia a especificidade das disciplinas lecionadas e o enriquecimento conceptual e pedagógico que daí pode advir, procurando efetivar uma abordagem inovadora e criativa do ensino que se sustente numa visão mais interligada dos saberes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens das jovens.

No âmbito deste projeto foram estabelecidas parcerias com a Escola Superior Agrária de Viseu e com a Ervital – Plantas Aromáticas e Medicinais, Lda. Todos os participantes são convocados para a partilha dos seus saberes e para a cedência de alguns recursos que permitam a efetivação do projeto A(H)orta, ajudando as jovens a desenvolver competências associadas à valorização da agricultura socialmente sustentável e ao seu reconhecimento como atividade basilar das comunidades locais. Esta pode assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas natural e social, o consumo alimentar mais consciente e sustentável e a valorização da preservação dos recursos animais e vegetais do planeta Terra.

 

PROFISSIONAL MARIANA SEIXAS APRESENTOU «TRICICLO SOLAR»

A Escola Profissional Mariana Seixas (EPMS) foi outra escola de Viseu premiada pela Fundação Ilídio Pinho no âmbito do projecto “Ciência na Escola”. A EPMS apresentou o projecto do “Triciclo Solar” que visa a melhoria das condições de mobilidade de um aluno com deficiência motora. Esta actividade vai entrar agora na fase de desenvolvimento e execução para que possa, no final do ano letivo, ser avaliado pelo júri nacional.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.