A equipa do IPV «Cynatura» foi distinguida com uma Menção Honrosa no concurso «Poliempreende», este ano na sua décima terceira edição. O plano de negócio consiste no aproveitamento da planta do cardo no seu todo, desde as raízes, folhas, caule, flor, até à semente. O projeto visa a aplicação, criação e inovação de um conhecimento multidisciplinar numa espécie funcional com vocações e aplicações diversas, em áreas fundamentais como alimentação & nutrição, saúde & cosmética, energia & óleos, proteção de plantas & biocidas, privilegiando a sustentabilidade ambiental e a integração social.
A equipa do IPV é constituída por Ana Rita Pires Ferreira, Manuela Miguel Antunes e Maria Manuela Dias Alves (alunas do curso de Engenharia Agronómica da Escola Superior Agrária de Viseu – ESAV, que trabalharam na produção e desenvolvimento do projeto); António Pinto e Paulo Barracosa (docentes da ESAV, responsáveis pela investigação, conceção e inovação); Rui Coutinho (técnico laboratório da ESAV) e Paulo Medeiros (design gráfico – IPV).
O concurso «Poliempreende» é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes de instituições de ensino superior politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. O seu objetivo máximo é incutir e estimular o empreendedorismo, bem como proporcionar saídas profissionais, de preferência através da criação da própria empresa.
A fase nacional da décima terceira edição do concurso «Poliempreende» decorreu em Setúbal, tendo o instituto politécnico local como anfitrião.