Escola Básica Aquilino Ribeiro descongestiona sobrelotação escolar em Viseu

Outubro 20, 2015 | Educação

Inicialmente projectado como Escola Básica Integrada (EBI) de Ranhados, num processo que fez correr muita tinta desde a assinatura, em 2005, de um protocolo que chegou a ser publicado em Diário da República celebrado entre a Câmara Municipal, que cedeu o terreno, e a Direcção Regional de Educação do Centro (DREC), entrou finalmente em funcionamento o terceiro centro escolar construído pela Autarquia no concelho de Viseu, depois dos de Santo Estêvão e Rio de Loba. O equipamento, que já foi «baptizado», pelo executivo então liderado por Fernando Ruas, de «Cento Escolar Viseu Estrela», ostenta agora o nome de «Escola Básica Aquilino Ribeiro», adoptado pelo actual executivo em homenagem ao escritor de «Terras do Demo», com um tributo especial ao «Romance da Raposa».

Com um custo de 2 milhões de euros, financiados em 85 por cento por fundos comunitários, a Escola Básica Aquilino Ribeiro, inaugurada no primeiro dia do ano lectivo, entrou em funcionamento com nove turmas do primeiro ciclo e três do pré-escolar, num total de 334 crianças provenientes de Ranhados e Jugueiros. “É um equipamento de referência no concelho, com o mais elevado padrão de condições de aprendizagem, conforto, segurança e inclusão, e vem preencher uma lacuna na rede escolar municipal”, sublinha o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

A Escola Básica Aquilino vem dar resposta ao problema de sobrelotação que persistia nas escolas de Jugueiros e Ranhados e a toda a área da circular Sul e da envolvente do Hospital, uma zona da cidade que registou um grande crescimento populacional nos últimos anos. Para o presidente da Autarquia, “esta será a última escola de raiz inaugurada nas próximas décadas, uma vez que Viseu tem hoje das melhores coberturas no país em termos de instalações escolares”.

“É uma obra que vem para o sítio certo, para resolver o problema de Jugueiros e de Ranhados. As escolas estavam sobrelotadas e as instalações eram pequenas, e não podiam por isso funcionar em regime normal, com o recurso a aulas em regime duplo (de manhã ou e de tarde), congratulou-se João Caiado, director do Agrupamento de Escolas de Viseu Sul.

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.