Empreendedorismo nas escolas avança em Viseu Dão Lafões

Janeiro 20, 2016 | Educação

Está em marcha na CIM Viseu Dão Lafões, a quinta edição de uma das mais mobilizadoras iniciativas deste organismo intermunicipal: o projecto «Empreendedorismo nas escolas» que, nesta fase de arranque, prevê o envolvimento de 122 professores. Uma adesão que, segundo os promotores, “está a superar todas expectativas”, numa altura em que decorrem, em Vila Nova de Paiva, Viseu e Oliveira de Frades, as três oficinas de capacitação direccionadas aos docentes que participam pela primeira vez neste projecto.

Para além do alargamento do projecto aos alunos do 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico (em 2015 participaram os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico, e do ensino secundário e profissional dos 14 municípios), outra das novidades introduzidas na 5.ª edição do projecto «Empreendedorismo nas escolas de Viseu Dão Lafões», é a criação da figura do professor embaixador em cada uma das escolas, enquanto elo de ligação entre a CIMVDL, os municípios, e o próprio estabelecimento de ensino.

“Vamos levar a mascote «Gaspar» também aos alunos do 2.º ano às escolas dos 14 municípios, num périplo que iniciará no dia 25 deste mês de Janeiro”, confirma a técnica Maria Jorge Mendes, da CIM Viseu Dão Lafões, que sublinha ainda, no campo das novidades, a introdução de um «bootcamp» a anteceder a final intermunicipal, com uma participação prevista de 2.300 alunos no projecto «Empreendedorismo nas escolas de Viseu Dão Lafões». A responsável destaca também o ciclo de conferências «Teen» dirigidas aos alunos do secundário e profissional, com a participação do empreendedor André Leonardo.

Organizadas em parceria com os quatro Centros de Formação existentes na região, as oficinas de capacitação visam preparar os docentes para intervir e desenvolver sessões sobre a temática do empreendedorismo, com vista a potenciar o desenvolvimento de uma nova cultura empreendedora nas comunidades educativas.

Partindo dos conhecimentos teóricos adquiridos os professores poderão construir um projeto-turma em que o empreendedorismo apareça como veículo e instrumento para potenciar os resultados esperados em diferentes projetos, fomentando o desenvolvimento de novas atitudes.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.