Primeira queijaria tradicional de Mangualde começa a laborar no final do verão

Maio 29, 2016 | Economia

A primeira queijaria tradicional do concelho de Mangualde vai começar a laborar em finais  de Setembro deste ano, iniciando nessa altura a receção de leite e respectiva produção de Queijo Serra da Estrela DOP (Denominação de Origem Protegida) certificado, e de Requeijão Serra da Estrela DOP. A obra, já consignada em cerimónia que contou com a presença do dono do empreendimento – o mangualdense e antigo ministro Jorge Coelho – representa um investimento de 1.200.000 euros.

A «Queijaria Vale da Estrela», assim se designa a unidade, é financiada pela Caixa Económica Montepio Geral e tem como parceiro estratégico, relativamente a produção e recolha de Leite de Ovelha Bordaleira Serra da Estrela, a COAPE – Cooperativa Agro-Pecuária dos Agricultores de Mangualde.

Numa primeira fase, a nova unidade vai criar 20 postos de trabalho sendo uma alavanca para a economia local. Com cerca de 950 metros quadrados, este novo espaço vai servir para produzir regularmente Queijo Serra da Estrela DOP certificado. O modelo da unidade vai incluir uma mezzanine, que permite que seja visível do exterior o fabrico do queijo, por forma a promover as visitas por parte de escolas e atrair o turismo.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.