A 25 edição da Feira do Vinho do Dão vai realizar-se em Nelas, entre 2 e 4 de Setembro, este ano com a participação de 110 empresas e mais de meia centena de produtores. E porque um quarto de século é feito que não se celebra todos os dias, a Câmara Municipal de Nelas preparou, com um orçamento reforçado e ancorada em vários parceiros, um evento que ficará marcado pelo lançamento do hino do certame, música, gastronomia, um “bolo vínico gigante” e muitas outras actividades. O programa promete uma gala que fará história no concelho e na Região Demarcada do Vinho do Dão.
Para a Câmara de Nelas, celebrar um quarto de século de realização da Feira do Vinho do Dão, é homenagear todos os homens e mulheres que todos os dias, ao longo de um ano, contribuem com o seu trabalho e resiliência para a singularidade e qualidade desta Região Demarcada dos Vinhos do Dão. Borges da Silva, presidente do Município, sublinha a “dimensão” do certame, conquistada nos últimos 25 anos, e considera-o “a montra privilegiada para os produtores darem a conhecer os seus vinhos: néctares que definem em sabor e perfume aquilo que a região é. Aquilo que somos!”.
“O município de Nelas já não cabe dentro das suas fronteiras e é por isso que esta feira é o paradigma do que hoje é o município de Nelas”, afirma Borges da Silva, para justificar o empenho do Município a que preside num evento, inquestionável no calendário festivo do concelho, que merece todo o empenho e investimento.
O programa inclui a apresentação do musical “As Musicas que os Vinhos Dão, Grande Gala dos 25 Anos”’ um espetáculo com encenação de António Leal, da Contracanto Associação Cultural.
Além de música própria, a celebração dos 25 anos de realização da Feira do Vinho do Dão ficará ainda marcada por um grande espetáculo e apresentação de um livro alusivo, “ O tempo certo de vinho” da autoria de Sandra Leal, a apresentar pelas 15,30 horas do dia 3 de Setembro, último dia do certame.
Mas as celebrações não ficam por aqui. Durante o certame, a Confraria dos Enófilos do Dão e a Quinta de Cabriz assinalam também as suas Bodas de Prata. Os primeiros irão homenagear João Barbosa Monteiro e promover um encontro de confrarias, naqueles que serão os primeiros de vários actos festivos a realizar até ao final do ano. Quanto à Quinta de Cabriz, Sofia Relvas, vereadora da Câmara de Nelas, destacou a criação de um Bolo Vínico com com 250 quilogramas. As 25 velas serão apagadas no dia 4 de Setembro, altura em que o bolo com sabor a Dão será saboreado.
A 3 de Setembro terá lugar uma prova exclusiva de 25 vinhos com Luís Lopes e Anselmo Mendes.
Para o dia 03 de setembro está prevista uma prova exclusiva de 25 vinhos, com Luís Lopes e Anselmo Mendes, e ainda uma iniciativa em que vinhos e gastronomia estarão de mãos dadas: a “Mesa 25”, com os sabores do vinho trabalhados pelo chef Diogo Rocha.
De acordo com o chef, esta é uma iniciativa diferente que propõe uma mesa com 25 lugares, com 25 receitas que têm como origem 25 vinhos do Dão, escolhidos por Luís Lopes.
“Cada um desses vinhos vai dar uma receita, que no final dessas todas juntas sairá um só prato. Vai ser possível degustar essa receita final”, referiu.
Diogo Rocha aproveitou ainda para realçar a importância que a gastronomia ganhou neste certame, com a praça da alimentação, mas também muitas iniciativas que se vêm realizando nos últimos três anos.
“Penso que na parte da gastronomia temos feito alguma história nos últimos anos. Hoje podemos vir almoçar, lanchar ou jantar na feira, o que há uns anos nem sempre acontecia”, apontou.