Lisboa rendeu-se a «Viseu Cidade Europeia do Folclore»

Março 13, 2018 | Economia

Durante cinco dias, 38 mil pessoas visitaram, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o pavilhão de «Viseu, Cidade Europeia do Folclore». Foi a terceira vez que a capital assistiu a uma prova da força, irreverência, criatividade e tradição das gentes de Viseu, a cidade-região do centro/norte de Portugal.

Em 2018, Viseu consolidou a sua atitude irreverente e a sua marca de excelência na Bolsa de Turismo de Lisboa, como «Cidade Europeia do Folclore», salienta o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, satisfeito com os resultados alcançados. “Lançámos novas propostas e levámos connosco uma embaixada de 30 agentes culturais e criativos, empreendedores turísticos, gastronómicos e vinhateiros de excelência”.

Numa presença dominada pela temática do folclore, Almeida Henriques considera que o concelho deu “um empurrão” para reconciliar público e sector turístico com o folclore. “Foi, mais uma vez, uma aposta ganha na promoção de Viseu enquanto destino de visita e território cultural, no interior do país, com uma oferta diversificada ao longo do ano”, acrescenta o autarca.

Aos 38 mil visitantes que passaram pelo stand da «Cidade Europeia do Folclore» foi oferecida a possibilidade de participarem numa agenda dinâmica, preenchida por 80 experiências e micro-eventos, ao longo de 45 horas de programação.

“Viseu deixou a sua impressão digital nesta que é a maior feira de turismo nacional. O sucesso desta presença é um bom prenúncio para o turismo do concelho e da região, e para o sucesso da «Cidade Europeia do Folclore»”, sublinhou o vereador da Cultura e do Turismo, Jorge Sobrado. “Apostámos em talentos e histórias de Viseu, revelámos novidades e surpresas, e provocámos positivamente com o maravilhoso universo cultural que é o folclore”, concluiu.

“Pôr o foclore na moda”, é o objectivo do «Viseu Folk». Um plano de acção, com 26 medidas, que mais não visam do que promover e valorizar esta cultura tradicional popular do concelho e da região. Neste sentido, foram estabelecidas parcerias com os artistas Katty Xiomara e Moullinex, que estão a projectar criações a partir de manifestações do folclore e da etnografia. A primeira na área da moda, através da criação de peças de vestuário inspiradas neste contexto, e o segundo através do desenvolvimento de um projecto «electro-folk».

Quem passou pelo pavilhão de Viseu na BTL tomou contacto com a realidade das Cavalhadas de Teivas e de Vildemoinhos; o linho, os sabores, os cantares e as danças de Várzea de Calde; a arte das flores de papel de Fragosela, das rendas de bilros de Farminhão e do burel. Assistiu à interpretação dos ranchos folclóricos de Mundão e Verde Gaio de Lordosa, do grupo Girafoles, os Tranglomago, os Musicando, e Carlos Peninha & Tocar o Chão.

Durante o evento foi anunciado mais um nome que vai enriquecer o cartaz da 626ª edição da Feira de São Mateus: Mickael Carreira. O cantor sobe ao palco da guardiã das feiras populares do país a 15 de Agosto. “Para mim vai ser um orgulho estar pela primeira vez em Viseu. Vamos dar um grande concerto, totalmente renovado e com novas músicas”, prometeu o artista.

O cabaz de projectos high-tech «made in Viseu» marcou também a atractividade e o ritmo da agenda do stand de Viseu. Estreias como o Magic Mirror, da empresa viseense 2Play +, ou «Immersive Viseu», da autoria de João Dias, conquistaram adeptos de todas as idades.

A gastronomia e os sabores da região estiveram representados, ao longo dos cinco dias, pelos chefs Diogo Rocha (Restaurante Mesa de Lemos) e Luís Almeida (Dux Palace). Os vinhos, como não podia deixar de ser, ilustraram o que de melhor se produz na Região Demarcada do Dão.

“A imagem de Viseu junto de profissionais, empresas e público sai reforçada no final desta participação na Feira do Turismo. Eventos como a Feira de São de Mateus gozam já dessa notoriedade e posicionamento estratégico, que se reflecte no crescente número de visitantes e investidores nos últimos dois anos”, sustenta João Cotta, presidente da Viseu Marca, a associação de city marketing de Viseu, que é também promotora da iniciativa.

Os 2.500 anos de história de Viseu estiveram também em destaque na Bolsa de Turismo. O «Guia da Cidade de Viseu», datado de 1931 e com texto de Almeida Moreira, foi reeditado e lançado pelo Município; os museus de Viseu apresentaram o seu primeiro passaporte turístico; e a timeline histórica de Viseu «O Fio da História», transportou os visitantes numa viagem até às origens da cidade.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.