HUF vai produzir em série o «PHONE AS A KEY»

Novembro 8, 2022 | Economia

Alta precisão de posicionamento, acesso sem contacto ao carro e gestão de chaves digitais com um smartphone – O “Phone as a Key” da Huf oferece inúmeras vantagens para a mobilidade do futuro. Um conhecido fabricante automóvel europeu está também convencido disto e equipará os modelos das suas marcas globais com o sistema de chaves digitais da Huf, a partir de 2025.

Isto faz da Huf (com instalações em Tondela) um dos primeiros fornecedores a entrar na produção em série com um sistema de “Phone as a Key” baseado na tecnologia Ultra Wideband (UWB). “Como especialista líder em acesso e autorização segura ao automóvel, estamos constantemente a conduzir a mudança para soluções digitais, confiando na tecnologia particularmente segura UWB. Com o “Phone as a Key”, oferecemos um sistema escalável que pode ser utilizado em todas as classes de veículos e oferece um desempenho excecional”, diz Tom Graf, CEO da Huf.

“No futuro, os clientes deste conhecido fabricante de automóveis irão beneficiar disto. Equipamos quase todas as gamas de modelos das várias marcas da empresa a nível mundial – desde coupés compactos a grandes SUV – com o nosso sistema de alta perfor-mance e estamos muito satisfeitos com a confiança depositada em nós”, perspetiva Tom Graf.

Com o “Phone as a Key”, a Huf aproveita as três tecnologias disponíveis nos smartphones modernos: Near Field Communication (NFC), Bluetooth Low Energy (BLE) e Ultra Wideband. As diferentes tecnologias complementam-se de forma ideal e jogam com os seus pontos fortes quando se aproximam do veículo. Em particular, a nova tecnologia UWB permite uma medição muito precisa do tempo de passagem e, portanto, uma elevada precisão de posicionamento para novas formas de acesso ao auto-móvel. Para além da medição ponto a ponto, os sensores UWB também têm a capacidade de proces-sar sinais de radar e assim reconhecer pessoas e os seus movimentos.

O “Phone as a Key”, da Huf cumpre todas as normas chave de conectividade, compatibilidade, e segurança do lado do veículo. Por exemplo, o “Phone as a Key”, como uma unidade de controlo eletrónico foi desenvolvido de acordo com a norma automóvel AUTOSAR. Para este subproduto, bem como para todos os outros componentes do “Phone as a Key”, a Huf segue as diretrizes de cibersegurança ISO/SAE 21434 e cumpre as normas do fabricante.

Com a nova tecnologia sem fios, a Huf evita os chamados ataques das estações de retransmissão, em que os ladrões estendem os sinais de uma chave sem fios com o objetivo de entrar no carro sem serem detetados. Esta é uma das razões pelas quais a Huf está muito interessada em estabelecer rapidamente normas para a indústria automóvel, bem como para a área da mobilidade. Como membro ativo do Car Connectivity Consortium (CCC), a Huf está a trabalhar na padronização de chaves digitais para automóveis em conjunto com outros fornecedores, fabricantes e gigantes tecnológicos como a Google, Samsung e Apple.