Centena e meia de amostras de vinho na Dão Primores em Viseu

Maio 20, 2012 | Economia

A segunda edição do evento «Dão Primores – Declaração da Colheita 2011», organizado pela Comissão Vitivinícola Regional do Dão, levou ao Solar do Vinho do Dão cerca de uma centena e meia de amostras de vinho de 43 produtores da Região Demarcada. Pioneiro no sector, o evento constituiu, segundo a organização, “um acto promocional do Vinho do Dão de inequívoco relevo no contexto da região e do país”. E teve por objectivo principal dar a conhecer aos líderes de opinião, designadamente à imprensa especializada, e aos principais clientes dos agentes económicos participantes, os resultados da anterior colheita de 2011.

Este ano o «Dão Primores» contou com a presença dos críticos internacionais de vinho Paul White, Mathilde Hulot, Megumi Nishida e Vladimir Tsapelik. Na sua intervenção, Paul White sublinhou os principais factores de sucesso dos vinhos do Dão no mundo, designadamente as castas emblemáticas como a Touriga Nacional nos tintos, e a casta Encruzado nos brancos, uma grande diversidade de castas, vinhos complexos e muito elegantes e uma excelente relação preço/qualidade.

Rogério de Castro e Carlos Silva, dois especialistas de renome em viticultura e enologia falaram sobre o ano vitícola de 2011 na Região e o perfil dos vinhos da referida vindima. Não obstante a irregularidade do clima, bastante propício às doenças das videiras, as elevadas temperaturas diurnas e as noites frescas tiveram como resultado uma boa maturação das uvas e vinhos de elevada complexidade estrutural, riqueza aromática e frescura de boca

Um novo encontro está já agendado para Maio de 2013, no magnífico Solar do Vinho do Dão, para a edição do Dão Primores 2013, onde será apresentada a Declaração de Vindima de 2012.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.