600 voluntários plantaram 20 mil árvores em Vouzela

Outubro 28, 2014 | Economia

Cerca de 20 mil árvores foram plantadas no perímetro florestal da Penoita, naquela que foi a maior ação de reflorestação ibérica de 2014, promovida pela Fundação Floresta Unida e pelo Município de Vouzela. A operação incidiu numa vasta zona muito fustigada pelos incêndios do ano passado no Caramulo, apenas com recurso a espécies autóctones altamente resistentes aos incêndios, como bétulas, carvalhos, sobreiros ou ciprestes. A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e algumas figuras públicas como Catarina Furtado, Virgílio Castelo e Tó Romano, associaram-se à iniciativa

“Estamos no coração da Penoita, que é uma floresta modelo no contexto do Plano Regional de Ordenamento Florestal, e onde o incêndio do ano passado destruiu muitas árvores, em particular de pinheiro bravo. Hoje, com ajuda de cerca de 600 voluntários, estamos a plantar folhosas, nomeadamente carvalhos, sobreiros e castanheiros, para compartimentar a floresta protegendo-a dos incêndios florestais”, referiu aos jornalistas Rui Ladeira, presidente da câmara de Vouzela.

Assunção Cristas lembrou o incêndio trágico de 2013 que destruiu aquela mancha florestal. “O ano passado tivemos aqui um incêndio muito dramático o ano passado, com a morte de quatro bombeiros. E a melhor homenagem que lhes podemos prestar, e às suas famílias, é estarmos hoje a florestar. Com a ajuda destes voluntários vamos continuar a ter floresta, bem gerida, com biodiversidade e variedade de espécies autóctones”, reconheceu a governante.

Para além da plantação de 20 mil árvores, a iniciativa incluiu ainda a proteção de 5.000 espécies e o controlo de plantas invasoras.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.