2 milhões para valorizar o queijo na Região Centro

Janeiro 5, 2019 | Economia

Com um apoio de 2 milhões de euros, disponibilizados pelo Programa Centro 2020, foi apresentado em Mangualde um projeto para a Valorização da Fileira do Queijo na região Centro. O objetivo centra-se na implementação de uma estratégia de rejuvenescimento, valorização e afirmação da competitividade da fileira do queijo, através da inovação e da transferência de conhecimento do sistema científico e tecnológico regional para os agentes económicos que intervêm na fileira dos Queijos DOP da Região Centro.

Liderado pelo InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, o projeto envolve um consórcio alargado de 14 instituições de base regional ou local, designadamente associações representativas do setor, instituições de ensino superior e de I&DT e outras instituições com um papel relevante na valorização económica dos Queijos DOP da Região Centro dos territórios alvo da intervenção (Beira Baixa, Rabaçal e Serra da Estrela).

João Azevedo, autarca anfitrião, sublinhou que este programa “é muito importante para a nossa região, ao valorizar um dos principais produtos endógenos do nosso território”.

A fileira do Queijo possui uma expressão muito forte na região Centro Interior, constituindo um dos principais produtos endógenos do território e um dos com maior potencial de crescimento e de arrastamento de outras atividades fortemente ligadas ao território. Contudo, é crucial construir uma estratégia alargada, concertada e integrada à escala regional, que vise apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos queijos tradicionais da região – desde o produtor de leite até ao consumidor – de modo a fortalecer e valorizar a fileira.

A apresentação do Programa de Valorização Económica e Territorial do Queijo na Região Centro esteve a cargo da presidente do INOVCLUSTER, Cláudia Domingues Soares.  A Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDRC, Ana Abrunhosa, falou sobre a “A importância do projeto para a região Centro” e o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, abordou a temática da “Promoção turística externa do queijo”.

A sessão de encerramento contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza​.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.