Torneio Internacional de Andebol de Viseu com cartaz de luxo

Agosto 13, 2019 | Desporto

Sporting, F.C. Porto e Benfica, presenças assíduas no Torneio, a que se juntam os espanhóis do Ademar León e do Atlético Valladolid, e os franceses do H.B.C. Nantes, todos a disputar duas das mais fortes ligas mundiais da modalidade, são as equipas de vão disputar o 21.º Torneio Internacional de Andebol, nos dias 16, 17 e 18 de Agosto no Pavilhão Cidade de Viseu. “Um cartaz de luxo”, confirma o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada.

Assumido como um dos mais importantes da modalidade em tempo de pré-época na Península Ibérica, o Torneio Internacional de Andebol de Viseu é organizado, como tem sido prática ao longo das suas edições, pela Associação de Andebol de Viseu e Federação de Andebol de Portugal, com o apoio institucional da Câmara Municipal de Viseu, e em parceria com várias empresas da região.

Este Torneio só acontece graças à ajuda e ao apoio do nosso parceiro institucional: a Câmara Municipal de Viseu”, reconheceu, na apresentação realizada no Hotel Montebelo, o presidente da Associação de Andebol de Viseu. Joaquim Escada não tem dúvidas de que o evento, pela sua qualidade e prestígio, “dignifica e promove a região ao nível turístico a gastronómico”, mas também não deixa de salientar “o esforço suplementar que foi necessário para pôr de pé a edição deste ano”. Que surge com “uma outra imagem e grandeza”.

Assegurada está já a transmissão televisiva dos jogos. Para aqueles que não se possam deslocar até Viseu (a entrada é livre), os jogos podem ser acompanhados através das transmissões da TVI 24, Porto Canal, BTV, Sporting TV e ANDEBOL TV.

“Estamos perante um Torneio prestigiado e um momento marcante no calendário dos eventos desportivos em Viseu”, confirma o presidente da Câmara Almeida Henriques que, perante o aumento crescente dos praticantes e amantes da modalidade, fruto dos êxitos internacionais das equipas portuguesas, “sonha” também “ter uma equipa da região a disputar o campeonato maior de Portugal”.

Com um apoio financeiro da Autarquia que “obedece ao Regulamento de Apoio ao Desporto», a Câmara Municipal de Viseu, para além do apoio logístico, atribuiu à organização do Torneio Internacional de Andebol, um montante de 7.500 euros.

Paralelamente ao Torneio, Viseu volta a acolher uma Acção de Formação de início de época, para mais de 120 árbitros, delegados e observadores, assim como um Seminário Técnico de Formação de Treinadores, que terá como prelectores os treinadores dos clubes participantes.

“Estão assim reunidas todas as condições para que o Torneio Internacional de Andebol de Viseu volte a ser um êxito, não só no aspeto desportivo e formativo, mas igualmente no que concerne à divulgação da região de Viseu, dos seus produtos de excelência e das suas gentes, correspondendo ao trabalho desenvolvido pela Associação de Andebol de Viseu e dos seus parceiros”, assegura Joaquim Escada.