Viseu resgata «Amor de Perdição» no Festival Literário Tinto no Branco

Novembro 16, 2016 | Cultura

O amor vai estar no ar, entre 2 e 4 de Dezembro, no Solar do Vinho do Dão. “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, e outros amores marcantes da região e do país, serão resgatados no âmbito do Festival Literário “Tinto no Branco” que faz parte da programação global do programa “Vinhos de Inverno”. A avaliar pelos resultados da primeira edição em 2015 – o evento atraiu então a esta cidade vinhateira mais de cinco mil participantes de vários pontos do país e até da vizinha Espanha -, vinho e literatura já provaram ter tudo para ser um casamento de sucesso. Um casamento apadrinhado pela Câmara de Viseu e pela Viseu Marca.

O amor será o tema da segunda edição do certame. “As afinidades simbólicas e literárias entre o Amor e o Vinho serão exploradas na programação do evento, tal como o amor trágico de Simão e Teresa (afinal, Romeu e Julieta de Viseu) servirão de mote a diversas conversas literárias e aos espetáculos de poesia e stand-up literário propostos”. E porque Amor de Perdição desenvolve a sua narrativa entre Viseu e Porto, o autarca da Invicta, Rui Moreira, será uma das personalidades presentes.

A abertura de “Tinto no Branco” colocará à conversa Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu e o presidente da Câmara do Porto, na companhia de Francisco José Viegas. Os “amores às cidades”, às suas histórias e ao seu futuro, serão o tema do momento.

Encontros e conversas com escritores, espectáculos de poesia, stand-up comedy literário, lançamentos e apresentações de novas obras, uma visita guiada pela cidade com João Cleto, provas e compras de vinhos e sabores do Dão, Dão Parties, ateliês infantis e sala de leitura à lareira fazem parte do ambicioso de três dias da edição de Vinhos de Inverno 2016. Alguns dos eventos propostos destacam-se do conjunto da programação.

A convite do Município Viseense, o Teatro AFTA – Projecto OFF dará vida ao texto viseense de Camilo Castelo Branco, em diversos locais da cidade, nos oito dias que antecedem o arranque do evento. Em múltiplas intervenções de surpresa, a companhia fará leituras encenadas de “Amor de Perdição”. O romance de Camilo servirá ainda de mote para recuperar outros amores perdidos de Viseu e do país neste festival.

Na manhã de domingo, 4 de Dezembro, um passeio no comboio turístico por Viseu terá um convidado especial. Joel Cleto fará uma viagem pela “história e estórias” da cidade de Viriato, incluindo a do “Amor de Perdição”, e apresenta-se na pele de um narrador para todas as idades.

A programação inclui o lançamento da edição comemorativa em DVD dos primeiros dois filmes sobre Viseu, da autoria de Almeida Moreira e Amélia Borges Rodrigues e datados dos anos 30 do SÉC. XX, assim como a apresentação de uma obra sobre a criação fotográfica quase secreta de Domingos Alvão sobre três regiões vinhateiras – entre as quais o Dão -, na primeira metade do séc. XX, autoria de Manuel Carvalho. “Filmes e fotografias foram atos de amor à cidade de Grão Vasco e ao Dão, tal como estas edições são também, por sua vez, um ato de amor ao património, ao cinema e à fotografia”, diz a organização.

No seu conjunto, “Vinhos de Inverno” oferece 40 momentos de programação, com mais de 30 escritores, entre romancistas, poetas, historiadores e ensaístas. “Viseu será nestes dias a cidade vinhateira mais apaixonante do país. Este que é o evento de charme de Viseu voltará a reanimar o Solar quinhentista do Vinho do Dão, a reacender as suas lareiras, e a desafiar população e visitantes a apaixonarem-se pela nossa cultura, pelas estórias e sabia de Viseu no Inverno”, afirma Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu.

Poesia no quarto escuro, “Amor às Cegas” traz as vozes de Filipe Vargas, Luís Filipe Borges, Mariano Marovatto e Sónia Balacó na noite de sexta às 23 horas. No sábado, é a vez da conversa sobre a espiritualidade e suas afinidades com o vinho que juntará o escritor e jornalista António Marujo, o poeta Daniel Jonas e o escritor e tradutor da Bíblia Frederico Lourenço. De seguida Renato Filipe Cardoso serve poesia satírica e humor no espectáculo de poesia “Missa Mal Dita”.

O cartaz musical de “Vinhos de Inverno”,reforçado nesta edição, inclui na noite de abertura o espectáculo dos charmants Lucky Duckies. Francisco Cappelle, Soul Orquesthra ou Carlos Viçoso sobem também ao palco. O programa conta também com a realização, nas noites de sexta e sábado, de duas Dão Parties com Jonny Abbey e a DJ Rita Mendes.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.