«Tábuas com história» vence prémio de melhor filme internacional

Outubro 2, 2016 | Cultura

«Tábuas com História» o filme independente, inspirado em factos reais, que conta a história de Teatraço, um grupo de teatro sedeado em Tabuaço, ganhou o prémio de “Melhor Filme Internacional” no Los Angeles Brazilian Film Festival. Realizado no ano passado com o apoio e financiamento da Câmara Municipal de Tabuaço, foi o primeiro filme português a entrar nesta competição, e a vencer na categoria “International Feature Films”, onde concorreu com Maverick: Manjunt Brazil de Emiliano Ruschell e Verses at Work de Lucas Mendes.

A obra, que começou por ser um documentário, acabou por ser transformada numa longa-metragem de ficção, pelo olhar do seu realizador, Marcantonio del Carlo. O filme narra a luta do grupo de teatro de Tabuaço, orientado pelo Dr. Matias (Beto Coville), um ator/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila. Com a chegada da forasteira Maria Duarte (Marta Nunes), o grupo ganha um novo fôlego para, com o apoio da população, tentar travar a destruição do edifício.

“Além de nos permitir divulgar aquilo que é a cultura e as emoções do nosso povo, este projeto permite-nos também uma valorização enorme do nosso concelho, das nossas terras, das nossas gentes e dos nossos produtos. No fundo vai permitir divulgar a Portugal e ao resto do Mundo, aquilo que nós todos os dias enaltecemos”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Tabuaço, Carlos Carvalho.

«Tábuas com História», um filme que, segundo o realizador, “ousou conjugar atores profissionais e amadores, numa produção que pretende levar Tabuaço ao mundo, ainda não tem confirmada a data de estreia em Portugal.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.