Cinco mil já visitaram Exposição de São Teotónio

Abril 7, 2012 | Cultura

Não obstante a abertura da exposição temporária São Teotónio: Patrono da Diocese e da Cidade de Viseu (1162-2012) numa época habitualmente considerada de fraca afluência dos públicos aos museus, o balanço das primeiras seis semanas (16 de Fevereiro a 16 de Março), com cerca de 5000 visitantes, “é verdadeiramente positivo”, reconhece a comissão organizadora, cometida à Diocese e Câmara de Viseu, em pareceria com o Museu Grão Vasco.

A narrativa de qualidade, associada ao interesse artístico e simbólico das peças e a um projecto expográfico apelativo têm justificado o verdadeiro sucesso de público desta amostra. Enquadrada nas celebrações jubilares do padroeiro da diocese e da cidade de Viseu, esta exposição tem assumido manifesta relevância na estratégia do conhecimento sobre a época, a vivência, a espiritualidade e os valores que São Teotónio protagonizou, bem como na projecção cultural do nosso património e na valorização e dinamização do Museu Grão Vasco, da Catedral de Santa Maria e do Centro Histórico da cidade de Viseu.

O projeto expositivo consta de duas partes, materializadas no núcleo acolhido pelo Museu de Grão Vasco e no itinerário de memórias e referenciais da Sé de Viseu. A primeira parte divide-se em quatro capítulos, sob o signo da simbólica dos quatro elementos – terra, água, fogo e ar –, que os medievais, na esteira da herança clássica, souberam interpretar numa mundividência simultaneamente cósmica e peregrina do absoluto. A segunda parte, que tem por palco a Sé de Viseu, qual microcosmos, convida o visitante a (re)descobrir este magnífico templo, onde, na fundura dos tempos, as referências a São Teotónio se multiplicam, entre iconografia, religiosidade e tradição.

© 2019 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.