Ceramista de Molelos expõe na Bienal Internacional de Aveiro

Novembro 23, 2023 | Cultura

A ceramista de Molelos, Xana Monteiro, é uma das dezenas de artistas com trabalhos expostos na 16ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro. O evento iniciou-se a 28 de outubro e só termina a 28 de janeiro de 2024.

Ceramista de Molelos Xana Monteiro expõe em Aveiro

Xana Monteiro foi uma das 80 artistas selecionadas pelo júri para o concurso internacional, num total de 563 candidatos de 63 nacionalidades diferentes. A este concurso a ceramista apresentou a peça “Silêncio perdido”, que está agora em exposição no Museu de Aveiro.  A artista tem ainda outros trabalhos na bienal, nomeadamente numa exposição coletiva que reúne obras de vários ceramistas com o carimbo da Academia Internacional de Cerâmica.

Nesta mostra, patente na Galeria Morgados da Pedricosa, Xana Monteiro apresenta as criações “Escadaria para o paraíso” e “Valsa Lenta”, ambas com peças de barro negro.

No âmbito de uma parceria entre a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e sua congénere de Riga, a ceramista tem também exposta a peça “Ouro Branco Tinto Sangue”, criada para a bienal aveirense em 2019, numa mostra coletiva patente ao pública na capital da Letónia.

O vice-presidente da Câmara de Tondela e vereador da Cultura, João Carlos Figueiredo, esteve presente na abertura da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e acompanhou de perto os trabalhos exibidos pela ceramista Xana Monteiro.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.