O CDS-PP entregou na Assembleia da República um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que intervenha de forma a potenciar as características do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, em Sernancelhe, enquanto “produto” de interesse económico e turístico, de âmbito religioso. No documento, que tem como primeiro subscritor o deputado Helder Amaral, é solicitada ao Governo uma avaliação das necessidades de intervenção, com vista à conservação, promoção, divulgação, valorização e proteção do Santuário.
“Em ano de centenário, é digna de destaque a ligação do Santuário de Nossa Senhora da Lapa ao Santuário de Fátima”, argumenta o CDS-PP, citando um texto publicado no jornal “Voz de Fátima”, de 13 de maio de 2004: “a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima, encomendada para o seu Santuário, foi feita tendo como modelo uma imagem de Nossa Senhora da Lapa, através de uma gravura que fazia parte de um catálogo de 1914, da casa Estrela, no Porto”.
No projeto apresentado na AR, o CDS-PP releva o potencial económico e turístico da Lapa, “pelo que uma aposta forte nesta área, feita de forma concertada pelas entidades religiosas e civis locais e nacionais, poderá permitir ao Santuário ampliar a sua ação pastoral e contribuir para um maior desenvolvimento económico local. Foi precisamente este duplo sentido que levou o Santuário de Nossa Senhora da Lapa a apresentar uma candidatura ao concurso 7 Maravilhas de Portugal-Aldeias (2017), na categoria Aldeia-Monumento”, conclui ainda o documento.
O Santuário de Nossa Senhora da Lapa é, hoje, um local de peregrinação nacional. A Romaria da Nossa Senhora da Lapa é das mais importantes da Beira Alta, com os seus momentos altos a 10 de junho, 15 de agosto e 8 de setembro, aglomerando milhares de peregrinos.
CANDIDATO ÀS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL – ALDEIAS
Entre os candidatos a pré-finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias. Sernancelhe concorre com a Lapa, a aldeia Santuário com mais de cinco séculos, símbolo de fervoroso culto religioso no país, exemplo de riqueza patrimonial, história e tradição, reconhecida como Aldeia de Portugal pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA).
A candidatura a Maravilha de Portugal desencadeada pelo Santuário da Lapa, a que o Município se associa de forma ativa, é uma oportunidade para Sernancelhe dar a conhecer uma das mais extraordinárias criações dos Jesuítas, que ali se instalaram em 1576, mas cujas bases foram lançadas em 1493 quando entre umas penedias apareceu a imagem de Nossa Senhora da Lapa.