«Viseu Natal – Sonho Tradicional» com mais de 50 iniciativas

Novembro 26, 2014 | Região

Com uma animação que se estende às 25 freguesias e uniões de freguesia do concelho, arranca em Viseu no dia 30 deste mês, para se prolongar até ao dia 6 de Janeiro, o programa «Viseu Natal – Sonho Tradicional», este ano com desenhos de luz inspirados também na figura do anjo e nas estrelas. “A «cidade-jardim» será neste Natal uma «cidade-luz», sublinhou Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal, na apresentação das diversas actividades previstas ao longo de 35 dias.

Segundo Odete Paiva, vereadora da Cultura, a programação tem como principais iniciativas os «Caminhos de Luz»; a «Rota dos Presépios», que faz um périplo por todas as freguesias onde haverá também um concerto de Natal; o «Mercado de Natal» com ênfase nos produtos tradicionais e epicentro no Mercado 2 de Maio; concertos e cantares, culminando com uma passagem de ano, no Adro da Sé, com o espectáculo piroaquático «Aguas Dançantes»; Cantares de Janeiras no dia 3 de Janeiro no centro histórico; e concerto de Ano Novo e Reis no Teatro Viriato a 4 de Janeiro.

O «Natal de Luz» e o «Museu dos Brinquedos a céu aberto» percorrerão, com histórias tradicionais de Natal, parte delas de raiz beirã, as ruas do centro histórico e diversas fachadas de edifícios, com apontamentos de vídeo mapping e teatro num cenário virtual.

Valorizar a identidade de Viseu nestas celebrações é, para Almeida Henriques, um ponto de honra na programação de Natal. Neste caso através da reinterpretação original de um anjo de Grão Vasco numa peça com 500 exemplares que serão pintados por 500 crianças, no Mercado 2 de Maio, realização de ateliês de contos de Natal de Aquilino Ribeiro, em parceria com o Centro de Estudos Aquilino Ribeiro, e da exposição temática patente no Museu Almeida Moreira, com um acervo de peças alusivas ao advento e ao Natal. “Queremos renovar a força de símbolos e ícones da nossa cultura”, sublinhou o autarca.

Numa agenda em que sobressai o concerto dos Clã, especialmente destinado às crianças, a 20 de Dezembro, no Rossio, a Câmara Municipal promete também uma passagem de ano “inesquecível e para todos os públicos”, com um dos momentos mais marcantes da programação; o espectáculo «Aguas Dançantes», uma dança sincronizada de 360 jatos de água e 13 projectores de última geração, ao som de música, com projecção de imagens 3D, 134 vulcões multicores e 2.100 efeitos pirotécnicos.

“Viseu reforça a sua atractividade nesta época, valorizando as suas tradições natalícias, o seu património cultural, a sua vocação comercial e a sua dimensão solidária. Será um destino irresistível que vai atrair a comunidade e os visitantes”, garante o presidente da Câmara Municipal de Viseu, que anunciou um investimento de 100 mil euros para a concretização de um programa em que “quase tudo” é produção local, e que conta, para além de uma parceria com a Associação Comercial, com um patrocínio de 50 mil euros do Montepio Geral. Uma partilha na iluminação e programação de Natal que acontece pela primeira vez em Viseu. “Estamos a criar uma cultura de parceria e de responsabilidade social”, concluiu o autarca.

Gualter Mirandez, presidente da Associação Comercial de Viseu, reconhece que o programa “está adaptado”, e tem todos os motivos, para atrair mais gente ao comércio tradicional. “Com a qualidade destas iniciativas, haverá na rua mais pessoas com poder de compra. Cabe agora aos comerciantes fazer o seu trabalho”, concluiu o dirigente.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.