Viseu na rota das Cidades Inteligentes

Abril 13, 2016 | Economia

A SoftINSA, empresa do Grupo IBM, vai instalar em Viseu um novo Centro de Trabalho e Competências. A estrutura, que empregará 120 quadros da área tecnológica, deverá iniciar a sua actividade até ao final do ano. Uma das soluções tecnológicas a desenvolver no futuro, as chamadas “Smart Cities”, poderão atribuir a Viseu o papel pioneiro de “cidade inteligente”a nível nacional.

A criação o Centro de Trabalho e Competências (CTC) resultou de um acordo de cooperação estabelecido entre a SoftINSA, Câmara Municipal de Viseu e Instituto Politécnico de Viseu. Em função desta parceria, os técnicos que irão trabalhar na nova organização serão preferencialmente recrutados no IPV.

O Município de Viseu, que vê neste acordo de cooperação inúmeras vantagens para a cidade-região, garante a instalação do CTC no Parque Empresarial de Coimbrões. E assegura todas as condições para que outras soluções tecnológicas, para além das “Smart Cities”, sejam lançadas a partir deste projecto, designadamente soluções inovadoras em áreas como a gestão urbana, a mobilidade inteligente, a eficiência energética e ambiental ou a inclusão.

O Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, acredita que o novo Centro de Competências “criará um importante stock de emprego qualificado, e arrastará seguramente outras actividades e investimentos num sector estratégico e de futuro”.

A entrada da IBM em Viseu, considerada “muitíssimo relevante”, fará desta cidade-  região um modelo para todo o país. “Será um modelo de concepcão, experimentação e aplicacão pioneira. Isto não quer dizer que vamos pejar a cidade de chips, sensores ou equipamentos tecnológicos, mas trazer inovação urbana não intrusiva, a pensar na qualidade de vida, na eficiência da mobilidade, na racionalidade energética, na economia ambiental, no turismo e na inclusão”explicou Almeida Henriques na cerimónia de assinatura da parceria tripartida.

Presente na cerimónia, o presidente da IBM Portugal, António Raposo Lima, reconheceu que o novo Centro de Competências dará um forte impulso ao desenvolvimento da região, permitindo a Viseu, a exemplo do que tem sucedido noutros pontos do país, exportar competência para outras regiões inclusive para fora do território nacional. “É vontade da IBM criar condicões para que a cidade de Viseu e o concelho funcionem como o laboratório vivo que permita testar funcionalidades e a adaptabilidade de soluções de cidades inteligentes à realidade local”, afirmou.

A possibilidade de a maioria dos profissionais que vão ser recrutados para o novo Centro de Competências, provir do Instituto Politécnico de Viseu, deixou o seu presidente, Fernando Sebastião, naturalmente satisfeito. “É mais uma parceria com a Câmara de Viseu. Neste caso uma parceria que envolve um projecto de grande dimensão. Para nós, Instituto Politécnico, é muito importante. Mas mais ainda para a cidade e região de Viseu pela capacidade de fixar 120 novos quadros qualificados. Estamos perante a prova provada de que Viseu é muma cidade atractiva. E estamos perante o reconhecimento da qualidade da formação que é ministrada na Instituição a que tenho a honra de presidir”, destacou.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.