Tondela: Investimentos em curso e em carteira rondam os 120 milhões de euros

Setembro 14, 2020 | Actualidade

O concelho de Tondela tem em curso, ou com calendário previsto para se concretizarem,  investimentos industriais e comerciais do domínio privado que ultrapassam os 60 milhões de euros. “São valores absolutamente elevados, de investimento direto, a que se seguirão, em breve, outros projetos em áreas como o turismo, energia e saúde que, no seu conjunto, elevarão aquele montante para os 120 milhões de euros. Os números foram avançados pelo presidente da Câmara Municipal, José António Jesus, na apresentação do programa das comemorações do Feriado Municipal, este ano sob o mote «Tondela Futuro»

“Que melhor forma de assinalar o Feriado Municipal do que olhar o presente e sentir um futuro com (ainda) mais emprego diferenciado, mais qualidade de vida, mais oportunidades, mais Tondela Futuro! Hoje. Todos os dias”, faz questão de sublinhar José António Jesus. O autarca sublinha que “mesmo em tempo de retração económica, são investimentos que continuam a contribuir para a modernização tecnológica e industrial, sendo assinalável o desenvolvimento e competitividade no contexto regional e nacional”. “Tondela é o concelho da região que mais contribui, com 150 milhões de euros, para o ativo da balança comercial do país”, conclui o autarca.

Nesta altura, em situação de normalidade, estaria agora a ser concluída a preparação da FICTON, a maior montra do potencial económico, social, associativo e cultural de Tondela, a par da dinâmica associada à gastronomia, aos produtos locais, ao artesanato. “Estaríamos de portas abertas para receber os milhares de pessoas que nos visitam, que vivem e sentem a nossa identidade, que partilham e constroem connosco esta vivência permanente, de ambição num futuro sempre mais promissor. Mas esta nova realidade não nos afasta do objetivo permanente de promover a construção do concelho de Tondela e, por isso, move-nos o desafio diário de adaptação às circunstâncias indo sempre ao encontro daquilo que nos define: cimentar sempre mais e mais a construção de um território de bem-estar”, destacou José António Jesus.

Apesar de tudo, o programa das comemorações do Feriado Municipal mostra alguma da dimensão cultural, industrial, criativa e económica deste território”. Destaque para o lançamento do programa “Escultórias», um plano de intervenção plástica para a construção de esculturas a colocar em espaços públicos, que marcarão a nova entrada da ZIM de Tondela/Adiça, as entradas do IP3/futura auto-estrada e o núcleo histórico da cidade.

No dia do Feriado Municipal é reconhecido o mérito de alunos de mérito, e entregues os Galardões Municipais de Mérito a: Ricardo Loureiro – Campeão do Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha; António Gouveia – Investigador, ex-diretor do Jardim Botânico e ex-diretor do Parque de Serralves; ALS/Controlvet – Projeto Nacional pioneiro para produção de Kits COVID – 19; e Gustavo Cunha – Campeão Nacional de escalada no escalão de minis e infantis – top 5 nacional de todos os escaladores. O Galardão Municipal de Valor e Altruísmo, é entregue, a título póstumo, ao Padre António Rocha.