Semana Santa traz «folar» recheado de eventos em Viseu

Março 24, 2018 | Actualidade

Um programa inovador, com mais de 200 eventos, vai assinalar, entre 24 de março e 1 de abril, a Semana Santa em Viseu. Centradas nas cerimónias das várias denominações religiosas, as comemorações culminam no domingo de Páscoa. A cidade, sobretudo os espaços de culto mais emblemáticos, sofrerão transformações estéticas que irão, por certo, atrair visitantes e viseenses para as suas ruas. Tudo num ambiente onde não faltarão espectáculos de música, teatro, e até actividades específicas para os mais novos.

“As celebrações da Semana Santa têm uma forte expressão na cidade e revestem-se de grande simbolismo para toda a comunidade. É também visível nesta altura um crescente número de visitantes e turistas, razões que justificam uma aposta mais estratégica nesta agenda”, justificou o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, na apresentação do programa.

Um dos eventos passíveis de suscitar a curiosidade do público em geral, será, certamente, a intervenção a que serão sujeitas as fachadas de cinco igrejas patrimoniais da cidade: Catedral de Viseu, Igrejas da Misericórdia, Terceiros e Carmo, e a centenária Igreja Baptista, na Rua da Paz. Um projecto estético, inspirado na simbologia pascal, através do qual a iluminação «vestirá» de forma simbólica aqueles templos. A iluminação terá tons lilás e dourado até 31 de março, sábado, para no dia de Páscoa e da Ressurreição de Cristo darem lugar ao branco.

“É um roteiro de luz inédito que suscita uma nova experiência cultural e turística. O projeto valoriza, simultaneamente, o património da cidade e o simbolismo da quadra, atraindo residentes e turistas para a rua”, sublinha o vereador da Cultura, Jorge Sobrado.

A pensar no turismo, a Câmara Municipal de Viseu programou para os dias 23, 24, 29 e 31 de março a circulação do comboio turístico. Uma forma de propiciar aos visitantes a visita aos templos «vestidos» de luz, num passeio que pretextará, em simultâneo, uma visita próxima pelo muito que de belo a cidade tem para oferecer.

Dos mais de 200 eventos que integram o programa da Semana Santa, em Viseu, merecem destaque dois grandes concertos a cruzar sonoridades clássicas e pop: Carolina Deslandes e Rui Veloso com o mais recente single «A Vida Toda» e «Avião de Papel» (31 de março, pelas 17 horas, no Rossio, com entrada gratuita); e a Orquestra Filarmónica Portuguesa, a cargo do maestro Osvaldo Ferreira, com melodias de Beethoven, Bach e Mozart (28 de março, 21,30 horas, Sé de Viseu, entrada gratuita).

As festas pascais não esquecem o teatro. No dia 27 de março, que celebra mundialmente esta arte, o Município abre as portas dos Paços do Concelho, à noite, para acolher a estreia do espectáculo «Peer Gynt» do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, protagonizado pelo grupo OFF – Teatro AFTA. A selecção da peça, escrita em 1867, insere-se na agenda do ano de «Viseu, Cidade Europeia do Folclore», considerando a sua íntima relação com as tradições do folclore nórdico.

O programa religioso estará no centro das manifestações pascais. Benção e Eucaristia dos Ramos (Sé de Viseu, 10,45 horas); e Via Sacra a cargo do Agrupamento de Escuteiros de Ranhados (Adro da Sé, às 21 horas). Durante a semana, a Sé servirá também de palco a outras celebrações como Cultos, «Horas Santas», «Ofícios de Leituras e Laudes» e a Paixão e Ressurreição do Senhor.

A 28, pelas 20 horas, na rua Ponte de Pau, a Igreja Adventista do Sétimo Dia fará um encontro especial de Oração. Na noite de 29, cumpre-se o momento da Amentação das Almas, que terá lugar no Largo Pintor Gata, pelas 21 horas com os grupos Cantares da Quaresma de Monfortinho, Idanha-a-Nova; Amentação das Almas da “ARDCOB”, de Oliveira de Baixo; Cantares Quaresmais de Moure de Madalena; e os Grupos de Amentação das Almas da Associação Cultural e Recreativa de Lordosa e de Abraveses. Na véspera da Páscoa, dia 31, as Testemunhas de Jeová celebram a Páscoa em duas cerimónias: no seu Salão do Reino, na Rua Serpa Pinto, e no Orfeão de Viseu.

A 1 de abril, Domingo de Páscoa, culminam as principais celebrações religiosas da Semana Santa. No raiar do dia, pelas 7 horas, a Igreja Baptista celebra o Culto da Ressurreição, no Monte de Santa Luzia, ao qual se segue o Culto de Páscoa, pelas 11 horas, no seu Templo, sito na rua da Paz. Na Sé de Viseu, também pelas 11 horas, tem lugar a Eucaristia da Páscoa e, pelas 16 horas, a Assembleia de Deus assinala a Comemoração da Ressurreição, na sua Igreja, sita na Rua Nova da Balsa.

A doçaria tradicional de Viseu tem também nesta quadra uma iniciativa especial. A Casa da Ribeira recebe a Mostra de Doçaria Tradicional de Páscoa a 25 de março, entre as 10 e as 18 horas. O bolo de azeite, o pão-de-ló ou o bolo podre serão alguns dos sabores típicos em destaque, num dia que contará também com música tradicional ao vivo, a partir das 15 horas.

© 2013 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.